UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Pioneirismo: os primeiros textos que narram as aventuras de Robin Hood, o ladrão de Sherwood, datam do século 14. Acredita-se que o personagem foi inspirado na vida do Conde de Huttington, Robert Fitzhooth. Ele viveu na Inglaterra no fim do século 12. Nessa época, as terras pertenciam aos senhores feudais, que maltratavam muito os camponeses.
  • Trapalhão: entre os diversos atores que encarnaram a personagem do lendário Robin Hood, um deles foi Renato Aragão, que filmou "Robin Hood, o Trapalhão da Floresta", em 1973, com o companheiro Dedé Santana.
  • Saravá: não é só o Robin Hood que é representado sempre com seu famoso arco-e-flecha. No candomblé, a deusa da caça e da pesca também. Chamada de Logum Edé, conta-se que ela habita as matas e as águas doces. Sempre está com seu arco e flecha, além de um espelho e um leque.
  • Para emagrecer: tiro com arco emagrece? O esporte não é dos mais movimentados, porém uma hora praticando custa cerca de 234 calorias, um pouco mais do que a canoagem que gasta 216 calorias em uma hora de prática.
  • Arco e ópera: até nos teatros de ópera o tiro com arco foi encenado. O autor de Guilherme Tell, obra que contava a história do lendário herói alemão, foi Giovachino Rossini. Foi ele também que compôs o famoso "O Barbeiro de Sevilha", peça dotada da clássica cena: "Fígaro..."