UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O tênis de mesa é jogado em ginásios fechados. A mesa de jogo tem 2,74 m de comprimento, 1,52 m de largura e 76 cm de altura e é dividida ao meio por uma rede com 1,83 m de comprimento e 15,25 cm de altura. Para os jogos de duplas, a superfície é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3 mm de largura na vertical. A bola tem 40 mm de diâmetro. As raquetes devem ser de madeira e podem ter qualquer tamanho, peso ou formato.

A partida de tênis de mesa é constituída por sets de 11 pontos. No caso de empate em 10, o vencedor será aquele que abrir uma diferença de dois pontos no placar primeiroOs jogos individuais serão diputados em melhor de sete sets. Já as duplas disputam partidas em melhor de cinco sets.

No saque, a bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta. Antes do saque, tanto as mãos do sacador, quanto a raquete devem estar no campo de visão do adversário.

A cada dois pontos marcados, a ordem do saque é invertida. Assim, o atleta que estava no serviço passa para a recepção. Com o placar em 10 a 10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até que a diferença de dois pontos seja alcançada por algum dos jogadores.

No jogos de duplas prevalecem as mesmas regras. Mas o saque deve ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do receptor. É obrigatório que os toques na bola sejam alternados entre os jogadores.

Após dez minutos de set, ou quando os atletas solicitarem, é introduzido o sistema de aceleração, que define o ponto se o recebedor fizer 13 bons retornos em uma seqüência. Quando é colocado em prática, o sistema muda a regra do saque, com os jogadores executando o serviço alternadamente após cada ponto.

Uma vez introduzido, o sistema de aceleração deverá permanecer até o final do jogo. O sistema, entretanto, não pode ser usado se os dois jogadores já tiverem ultrapassado a barreira dos nove pontos.