UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Iniciante olímpico, taekwondo quer ouro no Pan

Reuters

Natália Falavigna ficou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004

O taekwondo tornou-se conhecido no Brasil em 1970, quando o mestre Sang Min Cho se encarregou de ensinar o esporte aos brasileiros no bairro da Liberdade, em São Paulo. No entanto, existem registros de que o professor Jung Do Lim dava aulas da modalidade em Cruz das Almas, no interior da Bahia, no ano anterior.

O Conselho Nacional de Desportos (CND) reconheceu o esporte em 1973. Em janeiro do mesmo ano, o primeiro campeonato brasileiro foi disputado na cidade do Rio de Janeiro. No ano seguinte, o taekwondo foi incorporado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) como um departamento autônomo dirigido pelo mestre Woo Jae Lee. Já a filiação internacional aconteceu somente em 1975.

Assim como a modalidade, o Brasil fez sua estréia em Olimpíadas em Sydney-2000. A única representante brasileira foi Carmem Carolina Silva, da categoria até 57 kg. A paranaense, no entanto, teve o sonho da medalha olímpica desfeito pela italiana Cristiana Corsi, que a venceu por 5 a 2 logo na primeira rodada do torneio olímpico.

Em Atenas-04, foram três os brasileiros: Natália Falavigna, Diogo Silva e Marcel Wenceslau. Marcel caiu logo na primeira rodada, mas Diogo e Natália foram bem e conquistaram dois quartos lugares. Diogo teve a participação marcada por um protesto: em sua última luta, o brasileiro usou uma luta do Black Panthers (Panteras Negras, movimento de militantes negros norte-americanos no final da década de 60), que o juiz o fez tirar. O objetivo era protestar contra a falta de apoio do esporte no país.

O ano seguinte marcaria o taekwondo no país, pela conquista inédita do Campeonato Mundial por Natália Falavigna. Márcio Wenceslau, irmão de Marcel, também medalhou; levou a prata na categoria até 58 kg. A paranaense, que já havia conquistado o Mundial Jr em 2000, na Irlanda, pôs o taekwondo na mídia internacional. Natália elevou o taekwondo do status de luta desconhecida para igualar seus feitos em Mundiais ao judô (que teve a consagração de João Derly também em 2005).

Nos Jogos Pan-Americanos, a primeira medalha brasileira data de Havana-91, quando Fábio Goulart levou a medalha de ouro na categoria até 83 kg. No mesmo Pan, Lúcio Freitas (mais de 83 kg) levou a medalha de prata e Cesar Galvão ficou com o bronze (- 50 kg). Freitas repetiu o feito em Mar del Plata-95, ao perder novamente para o mesmo algoz, o cubano Nélson Saenz, que levou dois ouros seguidos.

Depois do início vitorioso, porém, o Brasil só voltou ao pódio nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo-03, quando Diogo Silva (- 68 kg) e Wallassi Aires (+ 80 kg) levaram dois bronzes. No Rio de Janeiro, Natália Falavigna segue como a principal chance do Brasil conquistar sua primeira medalha na categoria feminina.