UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Márcio Wenceslau Ferreira

Data e local de nascimento:
20/03/1980, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
58 kg/ 1,65 m

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Até 58 kg

Participações no Pan:
Winnipeg-99, Santo Domingo-03 e Rio-07

Campanha no Pan-07:
Prata

Márcio Wenceslau

Márcio perdeu a medalha de ouro para o dominicano Gabriel Mercedes no Pan do Rio de Janeiro. O brasileiro esteve em desvantagem até o último segundo do tempo normal, quando o adversário recebeu punição por fugir do combate.

No desempate, nenhum dos lutadores conseguiu pontuar e os árbitros decidiram dar a vitória para o dominicano.

"Sempre quis ser igual ao Van Damme. É meu ídolo. Jackie Chang, Jet Li e Bruce Lee também." A afirmação resume a procura de Márcio Wenceslau pela modalidade. Quando criança, Márcio e seu irmão, Marcel, também taekwondista, gostavam de imitar os seriados japoneses da TV. "Assistíamos a Jaspion e Changeman e ficávamos brincando de luta depois", lembra o atleta.

Após ver uma reportagem na TV sobre o taekwondo, a mãe dos atletas os levou a uma academia, para uma aula experimental. “A família toda foi a essa aula, eu, o Marcel, meu pai e meus outros dois irmãos, só a minha mãe não participou. Todos nós gostamos, demos continuidade, e estamos treinando até hoje, mas atualmente somente eu, o Marcel e meu pai”, conta Márcio, que tinha 10 anos.

Sua primeira grande conquista internacional foi o Sul-Americano de 2002, na Argentina; em 2005, Márcio obteve a vitória mais importante de sua carreira: um vice-campeonato Mundial em Madri. No ano passado, Márcio obteve dois ouros, no Sul-Americano e no Pan-Americano da modalidade.

Sua estréia no Pan ocorreu em Winnipeg-99, quando ganhou a vaga de seu irmão mais novo Marcel, que na época venceu a seletiva, mas abdicou do lugar. Márcio e Marcel dividem a soberania na categoria até 58 kg e, invariavelmente, se enfrentam para decidir as vagas nos principais torneios internacionais. Em Santo Domingo-03, Marcel foi o classificado, assim como em Atenas-04.