UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Érica Adriane Ferreira

Data e local de nascimento:
20/10/1987, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
67 kg / 1,68 m

Residência:
Itabira (MG)

Categoria:
Até 67 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-07:
eliminada na 1ª fase

Érica Ferreira

Contra a campeã mundial Karine Sergerie, do Canadá, Érica ate tentou. Partiu para o ataque, mas a inexperiência fez com que ela levasse alguns contra-ataques que acabaram por lhe custar a eliminação logo na primeira rodada dos Jogos Pan-Americanos Rio-2007.

A lutadora teve uma iniciação precoce na modalidade. Aos seis anos, ela começou a dar seus primeiros golpes ao acompanhar sua mãe, que praticava o esporte em uma academia.

A atividade física, que era para ser um hobby, logo foi ganhando importância em sua rotina. "Com o tempo, meus treinadores me incentivaram a competir", lembra Érica, que disputou seus primeiros torneios após cinco anos de treinos.

Entre as principais conquistas, Érica destaca a do Pan-Americano de taekwondo, de 2004. No ano passado, a atleta deu um passo decisivo na decisão pela vaga do Pan ao vencer os Jogos Sul-Americanos, disputados em Buenos Aires (ARG). Com a classificação assegurada, ela nem teve tempo de curtir a faculdade de fisioterapia, que começou no início do ano. Planos para a profissão, agora, só a longo prazo.

Para a disputa do Pan, Érica, novata da seleção brasileira, seguiu os conselhos de seus colegas de equipe e diz não ter se sentido intimidada em relação aos veteranos.