UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Carlos Alberto Rosário Izidoro Jr

Data e local de nascimento:
16/01/1981, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
77 kg /1,83m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Categoria:
Até 80 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-07:
eliminado na 1ª fase

Carlos Izidoro

Carlos Izidoro não teve sorte no sorteio dos confrontos. Logo na primeira fase, ele teve que encarar o ex-campeão olímpico Angel Valodia Matos, de Cuba, e uma derrota de 6 a 1 sepultou o sonho de medalha do brasileiro.

O atleta conheceu o taekwondo aos 13 anos, quando assistiu a um treino em uma academia perto de sua casa. Seu primeiro esporte, no entanto, foi o vôlei. “Gostava de jogar na escola, mas ficou nisso”, lembra.

Na luta, Izidoro também pensava da mesma forma – encarava o esporte apenas como um lazer, uma atividade física. "Não tinha pretensão nenhuma de competir, nunca tinha pensado em levar isso a sério", conta.

Ainda em Porto Alegre vieram os primeiros torneios. “Com as competições, passei a viajar bastante e comecei a tomar gosto”, conta Izidoro. “Então, passei a ver o esporte como uma ocupação profissional.” A primeira ‘ocupação’ do taekwondo do lutador foi como instrutor. “Dava aulas em uma academia junto com a faculdade de educação física. Ia levando como dava.”

O primeiro estímulo veio em 2004, quando venceu o Pan-Americano da modalidade. A confirmação veio no ano passado, com a conquista dos Jogos Sul-Americanos, disputados em Buenos Aires (ARG).

Neste ano, no entanto, Izidoro trancou a matrícula, dispensou os alunos e passou a se dedicar totalmente ao taekwondo, com a esperança de ir ao Pan. A conquista da vaga, o atleta atribuiu ao incentivo dos treinadores Alexandre Gomes e Inkyu Lee.