UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vivian Morimoto

Data e local de nascimento:
03/05/1988, em Maringá (PR)

Peso/Altura:
68 kg /1,62 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Receptora

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Vivian

Para treinar pela seleção, a receptora Vivian tinha que viajar mais de 1600 km, de Maringá para São Paulo, todos os finais de semana. No começo de 2007, ela e sua família deram um basta na situação. Os pais se mudaram para a capital paulista com a atleta para deixá-la mais à vontade e descansada nos treinamentos.

"Foi muito cansativo este período. Agradeço muito a meus pais que me acompanharam sempre, me apoiando e estimulando para o grande objetivo final, que era fazer parte da seleção brasileira", disse.

Em São Paulo, Vivian hospedou, perto do Pan, a conterrânea Tathiane, que também se cansou do "bate-volta" de Maringá. Com tanto esforço, ela sonhava com uma medalha. "Acho que todo mundo quer a medalha de ouro. Estamos treinando para isso. Se esforçando ao máximo para ganhar uma medalha. Acho que vai ser difícil porque todos os times estão se dedicando ao máximo também. Quem treinou mais, vai se destacar", analisou antes da competição.

As meninas, assim como Vivian, bem que se esforçaram. Porém, o máximo que conseguiram foi marcar um ponto contra a seleção de Porto Rico na disputa entre sétimo e oitavo lugares. Nos jogos contra Colômbia, Estados Unidos e Cuba as brasileiras só encontraram derrotas.

Com 18 anos, o ano de sua estréia no Pan também foi marcado pelo início do curso em uma faculdade de Farmácia. No softbol, a sua outra ocupação, a história é mais antiga. "Comecei com sete anos porque meus irmãos treinavam softbol", lembra.

Mesmo estudando para ser farmacêutica, ela admite que desejaria ser profissional do esporte. "O nível do softbol brasileiro cresceu muito, mas é amador. Quero jogar no exterior e levar o esporte como profissão", completa.