UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Saltos em busca de medalhas no Pan

Reuters

Juliana Veloso salta para conquistar o bronze no Pan de Santo Domingo-03

A história dos saltos ornamentais tem origem na Grécia Antiga, onde era praticado por pessoas que moravam na costa. Eles pulavam de rochedos, mergulhando no fundo do mar. Na história moderna, o esporte começou a ser praticado no norte da Europa, no século 17, quando ginastas suecos e alemães praticavam suas acrobacias, saltando de superfícies planas e caindo na água.

Porém, a primeira prova documentada é datada de 1871, quando foi realizada uma competição utilizando a ponte de Londres como plataforma. Doze anos depois foi construída, na mesma cidade, uma torre de cinco metros de altura exclusiva para saltos.

Na Europa, as primeiras disputas dos saltos ornamentais aconteceram em provas de plataforma. Já nos Estados Unidos, o esporte começou a ser realizado com o trampolim.

Com regras internacionais fixadas pela Federação Internacional de Desportos Aquáticos (FINA), a prova de saltos ornamentais foi incluída nos Jogos de Saint Louis-1904. As mulheres começaram a competir por medalhas nas Olimpíadas de Estocolmo-1912, na prova de plataforma. O trampolim feminino só foi disputado na Antuérpia-1920. Já os saltos sincronizados só entraram no programa olímpico em Sydney-2000. No Pan, o esporte é disputado desde a primeira edição, em 1951, em Buenos Aires.

Os Estados Unidos dominaram os primeiros anos de disputa internacional do esporte. Entretanto, a partir da década de 90, a China assumiu a supremacia da modalidade.