UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Cassius Ricardo Duran

Data e local de nascimento:
31/05/1979, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
70 kg / 1,73 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Provas:
Plataforma, plataforma sincronizada, trampolim de 3 m, trampolim de 3 m sincronizado

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Quarto lugar na plataforma de 10 m sincronizada; sétimo na plataforma de 10 m; 12º no trampolim de 3 metros; sexto no trampolim de 3 m sincronizado

Cassius Duran

No seu terceiro Pan, o brasileiro Cassius Duran ficou na última colocação, tanto no trampolim de 3 m quanto no trampolim sincronizado, que disputou com César Castro. Um dia depois, ele voltou a saltar pela plataforma sincronizada e conquistou o quarto lugar ao lado de Hugo Parisi.

No último dia da competição nos Jogos Pan-Americanos, Cassius ficou na sétima colocação na plataforma de 10 m.

Cassius Duran protagonizou uma polêmica durante o processo de convocação dos atletas para o Pan do Rio. Com índice para o trampolim de 3 m, ele viu a vaga ir para as mãos de Ubirajara Barbosa, incluído na equipe brasileira por decisão da Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos (CBDA). A escolha seria uma tentativa de poupar Duran da participação em uma prova na qual ele teria poucas chances de medalha.

Duran reclamou e conseguiu recuperar o direito de participar da prova. Ele estará em quatro disputas no Rio de Janeiro, por ter conquistado as vagas no Troféu Brasil da modalidade, em abril. "Fico feliz com a decisão, até porque eu estava dentro dos meus direitos. Lutei para conseguir estes índices e tive êxito", disse o atleta, quando a CBDA voltou atrás na decisão.

Por ironia, nas Olimpíadas de Atenas-2004, Duran desistiu de competir no trampolim de 3 m para se preservar para a sua especialidade, a plataforma. Depois de se recuperar de uma contusão no abdômen, ele não conseguiu um bom resultado na plataforma, terminando apenas em 24º lugar, fora da final.

Em Pans, no entanto, Duran conseguiu entrar para a história como o primeiro medalhista brasileiro no torneio masculino de saltos ornamentais. Nos Jogos de Santo Domingo-2003, ele foi prata no trampolim de 10 metros e chorou bastante quando a conquista foi confirmada.

Apaixonado por esportes desde criança, Cassius Duran iniciou sua vida de atleta praticando judô e natação no Clube Atlético Juventus. Por influência de um amigo que treinava a modalidade, ele brincava de fazer saltos na piscina do clube, até o dia em que foi descoberto por um dos técnicos.

O garoto pegou gosto pelo esporte e, aos 12 anos, abandonou as outras modalidades para se dedicar somente aos saltos ornamentais. Ao longo de sua carreira, Cassius defendeu clubes tradicionais como Vasco e Pinheiros.

O saltador fez sua estréia em Pans em Winnipeg-1999, quando acabou em oitavo lugar no trampolim de 3 m e em décimo na plataforma. No ano seguinte, disputou a primeira Olimpíada, em Sydney, obtendo a 14ª colocação no trampolim como melhor resultado. Nervoso, não conseguiu um bom desempenho na plataforma de 10 m, ficando em 28º.

Em 2003, teve um desempenho modesto no Mundial de Barcelona (18ª colocação na plataforma), antes de conquistar a prata no Pan. No Mundial de Montréal-2005, foi finalista no trampolim de 3 m sincronizado, ao lado de César Castro, com a oitava colocação. Este ano, no Mundial de Melbourne, chegou às semifinais da plataforma, terminando na 16ª posição.