UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Luciana Granato

Data e local de nascimento:
19/10/1977, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
57 kg / 1,70 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Skiff duplo leve

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar

Luciana Granato

A inspiração que levou Luciana a começar a treinar remo veio em um sonho no ano de 2004. "Uma vez sonhei que estava remando em uma água e depois fui procurar uma amiga que já treinava". As águas que Luciana viu no sonho eram escuras, assim como as águas em que começou a treinar, na raia da Universidade de São Paulo. Porém, para isso ela teve que abandonar os 400 metros com barreiras.

A troca foi feita rapidamente e sua primeira competição foi no ano seguinte. "Eu estava nervosa. Não sabia direito como me portar", conta ela, que acabou terminando a prova em primeiro lugar. Sorte de principiante? Não necessariamente. Luciana provou sua qualidade em diversas outras oportunidades, como no Campeonato Brasileiro de 2006, em que sua guarnição ficou em primeiro. Também competiu no Campeonato Sul-Americano de 2006 e o resultado não poderia ser melhor: medalha de ouro.

Tantas conquistas em tão pouco tempo de treinamento deram a segurança que Luciana precisava para estrear nos Jogos Pan-Americanos 2007. Assim, quando questionada sobre sua expectativa para a competição continental, ela respondia com facilidade. "Estou indo para conquistar uma medalha". Para isso, ela contou que bastaria colocar em prática tudo o que vinha treinando até então.

E não era pouco. Foram seis horas diárias de domingo a domingo. As únicas pausas eram nas tardes de final de semana. É quando ela aproveitava para sair, ir ao cinema ou tomar um sorvete: "Isso quando consegue sair. Porque muitas vezes estou tão cansada que fico em casa", afirma.

Evangélica, Luciana ainda contou com uma "ajudinha" especial durante a competição. "Um dia antes da prova levo a roupa que vou competir para ungir" contou antes de competir. Se dependesse disto e do treinamento intenso, a atleta conseguiria manter o ritmo de pódio que fez em 2006. Mas não conseguiu. Depois de se classifcar para as finais da sua categoria na repescagem, a dupla brasileira conseguiu apenas a última colocação, atrás de Cuba, México, Canadá, Estados Unidos e Argentina.