UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Camila de Carvalho e Carvalho

Data e local de nascimento:
30/05/1981, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
57 kg / 1,76 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
Skiff duplo leve

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar

Camila Carvalho

Para a maioria dos atletas uma lesão é um motivo e tanto para abandonar um esporte. Para Camila a lesão no joelho esquerdo foi a motivação para procurar o remo. Acontece que a lesão foi jogando basquete e como o remo força bem menos o joelho ela não hesitou na escolha.

Quando começou tinha 19 anos e na primeira competição oficial já veio a primeira vitória. E uma medalha que veio com um gosto especial. "Todo o pessoal da confederação estava assistindo e ganhei da favorita". Foi o que ela precisava para acreditar na sua vida de atleta.

Porém, tomando um pouco o tempo que o remo lhe exigia, Camila começou a cursar a faculdade de Ciências Políticas. Não era possível, então, conseguir remar o tanto que era necessário e ainda estudar para a faculdade. A saída veio anos depois. Formada e sem trabalhar na área, Camila decidiu que iria dedicar um ano de sua vida para ser remadora.

E deu certo. Conseguiu a convocação para a seleção brasileira de remo e pensava em conquistar uma medalha no Pan. "Eu e a Lu (Luciana Granato) estamos muito bem", contou antes de viajar ao Rio. Camila treinou cerca de seis horas por dia com intervalos para descanso contados no relógio.

Fora isso, Camila ainda fez um trabalho intenso para se manter no peso que sua categoria exige. "Tenho ajuda de duas nutricionistas. Falo que são três, mas são duas porque uma é minha irmã que me enche o saco", conta rindo. Além disso ela pagou um médico ortomolecular para garantir que nenhum abuso na comida acabe resultando em quilos indesejáveis.

Assim os tempos livres se reduziram a quase nada e seu hobbie, que era ler e ir ao cinema, mudou para deitar na cama e dormir. Para não cair no sono facilmente a saída que Camila encontrou foi se enveredar nas palavras cruzadas. "Estou lendo um livro que toda hora que eu pego eu durmo e fazendo palavras cruzadas não é assim", afirma.

Além desse Pan ela ainda tem um sonho: chegar aos Jogos Olímpicos. Mas para isso mais alguns obstáculos deverão ser transpostos. Um deles era o Pan-Americano, que Camila não foi tão bem. Depois de terminar a primeira etapa com o quarto lugar, Camila conseguiu a vaga para a final na repescagem, mas conseguiu apenas a sexta colocação.