UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rodrigo Prujanski dos Santos

Data e local de nascimento:
18/09/1981, no Rio de Janeiro

Peso/Altura:
97 kg / 1,80 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata

Shalom

Em seu segundo Pan-Americano, Rodrigo ajudou o Brasil na conquista da medalha de prata no torneio masculino de pólo aquático. Na final, o Brasil perdeu novamente dos EUA, repetindo a medalha conquistada em 2003, no Pan de Santo Domingo.

Em 2004, Rodrigo "Shalom" pediu dispensa da seleção brasileira porque seu filho havia nascido e ele queria acompanhar de perto os primeiros anos da vida de Enzo. Parou de treinar, perdeu a forma, praticamente abandonou o pólo aquático. Mas, no final de 2006, ao começar a ver a movimentação em torno do Pan-Americano do Rio, ele despertou e percebeu que queria participar da experiência única de competir em casa.

Retomou os treinos e resolveu que iria tentar reconquistar um espaço na seleção. O livro "Transformando Suor em Ouro", do técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho, serviu como incentivo. "Tinha uma passagem sobre o Giovane, que estava em uma situação parecida com a minha, também afastado e fora de forma, mas ele ligou para o técnico e perguntou: 'O quê você tem pra mim?', e o Bernardinho respondeu: 'quero saber o quê VOCÊ tem pra mim'. Achei que eu também poderia correr atrás", conta.

Durante um mês, Shalom treinou sozinho, em dois períodos, fez musculação e perdeu 15 kg. Sentiu-se então preparado para ligar para o técnico da seleção, o cubano Bárbaro Diaz, e pedir uma chance. "Ele me disse que eu treinaria com o grupo, em igualdade de condições com os outros jogadores para conseguir uma vaga".

Antes da viagem para um intercâmbio na Europa, em junho, o treinador divulgou uma lista preliminar para o Pan, da qual não constava o nome de Rodrigo. Mas, na volta da viagem, ele havia conquistado a vaga.

Como a maioria dos jogadores da equipe, Shalom também passou pela natação antes de mudar para o pólo aquático, aos 11 anos, depois de um desentendimento com a técnica da natação. Ele era então sócio do Guanabara, clube que defendeu até o ano 2000, quando foi para o Fluminense, onde atualmente também é professor da escolinha de pólo aquático.

Filho de um ex-jogador de futebol do Botafogo, Shalom é professor de jiu-jítsu em sua academia no bairro de Botafogo, no Rio. O apelido vem da opção religiosa do jogador. "Meu avô era judeu; ele veio da Polônia. E quando eu ia à sinagoga, o pessoal do time brincava, dizendo que eu estava fugindo do treino", diverte-se.