UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Manuela Canetti

Data e local de nascimento:
26/12/1988, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
60 kg / 1,74 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Posição:
Goleira

Clube:
Flamengo

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Manu Canetti

No Pan do Rio, a goleira reserva viu a seleção brasileira ficar fora do pódio pela primeira vez na história da modalidade no Pan, ao perder o bronze para as cubanas na disputa pelo terceiro lugar.

Ela não entrou na piscina em nenhum jogo, mas pode ver a titular da equipe, a goleira da equipe fazendo ótimas defesas. Aos 18 anos, Manuela é quase dois anos mais nova que sua companheira e rival na briga pela titularidade no gol, Tess Oliveira. No pré-Mundial, Manu viu a colega ser eleita a melhor na posição.

As irmãs Mariana e Cecília aguardam ansiosamente a ida da caçula para os Estados Unidos, onde já estão atuando, pela Universidade do Estado da Califórnia. Mas Manuela Canetti ainda não decidiu abandonar as piscinas do Flamengo, onde treina sob as orientações do pai, Antônio.

Ex-jogador de pólo aquático, ele teve total influência na entrada das filhas no esporte. A de Manuela ocorreu aos 14 anos, depois de uma passagem pela natação. "Eu nadava e não agüentava mais. Queria fazer outra coisa e como meu pai é técnico de pólo e a Ciça também queria tentar isto, me iniciei no esporte", explica.

A goleira da seleção adulta atuou com a irmã mais velha, Manuela, no pré-Mundial do ano passado, e esteve com as duas no Mundial de Melbourne, em março. Com Ciça, jogou a Liga Mundial 2006 e o Pan-Americano júnior, em 2004 e 2006, contribuindo para a conquista de duas medalhas de bronze.

Ela estreou na competição no último jogo da fase classificatória, contra a Venezuela, vencido pelo Brasil por 16 a 4. Manu entrou com a partida já em andamento. "- Comecei nervosa porque jogar é totalmente diferente de treinar, mas depois me soltei e fiquei satisfeita com o meu primeiro jogo", disse.

A caçula afirma que as dicas recebidas as irmãs e do pai só melhoram o seu jogo. "Críticas quando construtivas não são broncas. Ainda mais vindas do pai ou irmãs, só vêm para te ajudar", analisa.