UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Luis Maurício Capelache dos Santos

Data e local de nascimento:
07/08/1980, em Santos (SP)

Peso/Altura:
90 kg / 1,90 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Goleiro

Clube:
Pinheiros (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata

Luis Capelache

O goleiro Luis Capelache fez sua estréia em Pan-Americano no Rio de Janeiro depois de ter chegado perto há quatro anos. Ele treinou com o grupo que defendeu o Brasil em Santo Domingo-2003, mas acabou saindo no último corte. "Foi chato, mas acho até melhor estrear agora, mais velho e mais experiente. Da outra vez eu era mais júnior; nesse, já tenho mais oportunidade de jogar", avalia.

Mesmo não jogando, o reserva ajudou o Brasil na conquista da medalha de prata. Na partida final, os Estados Unidos fizeram valer o favoritismo e derrotaram o Brasil por 9 a 2, Parque Aquático Julio Delamare, na final masculina dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro em um jogo marcado pela tensão.

Na disputa pelo lugar no gol, ele busca espaço tendo um rival de peso. André Cordeiro, o Pará, 39 anos, que defendeu o Brasil já no Pan de Havana. Os dois também defendem o mesmo clube, o Pinheiros, de São Paulo.

"No clube, a gente tem se revezado bastante e algumas vezes na seleção também. Vamos ver o que o técnico vai preferir para o Pan, se vai deixar um ou outro mais como titular ou se vai manter um revezamento", torce.

Um dos únicos integrantes da seleção não nascido no eixo Rio-São Paulo, Luis começou a praticar a modalidade no Clube Internacional de Regatas, de Santos. "Eu fazia natação das sete às oito da noite e o treino de pólo começava logo em seguida. Achei legal aquela combinação de natação com futebol e resolvi tentar", conta.

Assim, depois de praticar natação e do biatlo (que combina o nado com o ciclismo), o santista adotou o esporte em equipe defendendo o clube da sua cidade durante cinco anos, antes de se mudar para a capital paulista. "Fui revelado no brasileiro júnior de 98, quando o Pinheiros me chamou. Foi fácil mudar para São Paulo, porque meu irmão mais velho já morava na cidade e eu fui ficar com ele", conta.

No ano seguinte, o goleiro entrou para a seleção júnior e foi campeão sul-americano, além de disputar o Mundial da categoria. A chegada ao time adulto foi no ano 2000, com participação na Liga Mundial. No ano passado, Luis participou da vitoriosa campanha no Sul-Americano Absoluto, e também do Pré-Mundial, no qual o Brasil foi bronze.

Engenheiro de manutenção da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o jogador comemorou a possibilidade de ficar concentrado com a seleção durante o intercâmbio pré-Pan na Europa. "Aqui no Brasil, a gente trabalha e depois vai treinar. Com isso, não fica 100% focado no esporte. Na viagem, a gente pode se desligar do trabalho e já se concentrar no Pan."