UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gabriel Reis Lopes Rocha

Data e local de nascimento:
12/03/1984, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
96 kg / 1,84 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Posição:
Central

Clube:
Botafogo (RJ)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de prata

Gabriel Reis

Já em sua estréia defendendo o Brasil, Gabriel Reis conquistou uma medalha. Foi no Pan-Americano júnior do ano 2000, quando o time nacional ficou com o bronze. Dois anos depois, o Brasil venceu a competição e Gabriel foi eleito o melhor jogador. Acabou promovido para a seleção adulta.

Nos Jogos do Rio, não foi diferente. Gabriel ajudou o Brasil na conquista de mais uma medalha: a de prata. No Pan 2007, os norte-americanos ficaram com o ouro, repetindo o pódio de Santo Domingo.

Sua principal competição com a equipe principal foi o Pan-Americano de Santo Domingo-2003, quando o Brasil levou a prata depois de perder a final para os Estados Unidos por 13 a 7.

No ano seguinte, o jogador foi convidado por um amigo para se mudar para a Espanha e, desde então, atua em Barcelona, defendendo o Montjuic, que também conta com o marcador Charuto, companheiro de Gabriel na seleção.

"Eu estava fazendo faculdade de Economia, mas tranquei a matrícula para me dedicar ao pólo que, na Europa, é profissional e tem o mesmo nível do handebol, do basquete", compara. "Lá na Espanha você joga o ano quase todo", completa o atleta que, na temporada 2006/2007, marcou 37 gols (dois de pênalti) e sofreu 18 expulsões, em 27 partidas.

Antes de descobrir a modalidade em que se tornaria profissional, Gabriel jogava futebol de salão. "Mas vi que não daria certo, porque eu era grande demais", lembra.

Então seguiu os amigos do clube Guanabara, do qual era sócio, nos treinos de pólo aquático. Começou aos 11 anos e chegou à seleção júnior cinco anos depois. Com o time adulto, foi bicampeão sul-americano, em 2004 e 2006.

Também participou do pré-Mundial disputado em novembro do ano passado, no Rio de Janeiro. Na competição, o Brasil perdeu a semifinal para o Canadá e acabou fora também do Mundial de Melbourne, realizado em março deste ano.

A partida contra os canadenses teve bate-boca no final, com os brasileiros irritados com a comemoração adversária. Gabriel estava entre os mais indignados ao deixar a piscina. Em entrevista ao canal Sportv , disse que "foi só uma confusão final." "Estávamos de cabeça quente", admitiu.