UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Daniel Vargas dos Santos

Data e local de nascimento:
31/10/1978, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
78 kg / 1,88 m

Residência:
Resende (RJ)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan do Rio:
Oitavo colocado

Daniel Santos

Único integrante da equipe brasileira de pentatlo moderno que não era estreante em Pan-Americanos, Daniel dos Santos terminou na oitava colocação e não conseguiu melhorar o desempenho de 2003, quando havia obtido o sexto lugar.

Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, o gaúcho de Porto Alegre começou cedo no esporte. Aos cinco anos já fazia natação por recomendação médica. Dez anos mais tarde, decidiu mudar. Começou a fazer triatlo.

Daí para o pentatlo, foi um pulo. Convidado por um professor do colégio militar, Santos aproveitou as instalações do exército nacional para ter contato com os outros esportes. Formado oficial de cavalaria, o atleta tem facilidade em domar cavalos e no manejo de uma pistola.

Para o Pan, ele resolveu investir na corrida e na natação. “Estava querendo melhorar nestas duas provas. De quebra, também consegui melhorar nas modalidades mais técnicas, em algumas que eu já tinha um bom aproveitamento”, conta.

Desde 2004, o gaúcho Daniel mora em Resende, no Rio de Janeiro. A mudança foi resultado de seu aperfeiçoamento na esgrima. “Eu fiz um curso e fui dar aula de esgrima na Academia Militar das Agulhas Negras”, explica.