UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcel Ruschel Sturmer

Data e local de nascimento:
27/07/1985, em Lajeado (RS)

Peso/Altura:
50 kg /1,56 m

Residência:
Santos (SP)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Marcel Sturmer

Marcel Sturmer conquistou no Rio de Janeiro o bicampeonato pan-americano. A primeira medalha de ouro veio quando o patinador ainda tinha 17 anos, e o projetou na mídia apesar da pouca expressão da patinação artística no país. Favorito no Rio, ele conquistou o segundo ouro dançando um mix de ritmos nacionais para levantar o público.

Nascido em Lajeado (RS), Marcel começou a patinar em um rinque inprovisado perto de uma igreja da cidade, aos cinco anos. "Gostava de uma menina da minha sala, e ela patinava. Meus pais me deram patins emprestados, achando que não ia vingar, mas eu me apaixonei foi pelo esporte", lembra.

Aos 22, Marcel é o grande nome da modalidade no país. "Ele tem uma formação diferenciada, passou muito tempo no exterior se aperfeiçoando, aprimorando a técnica. Além disso, Marcel é muito determinado e disciplinado, ama o que faz", define a treinadora do atleta, Jaqueline Fensterseifer, que o acompanha há 14 anos.

Entre os dirigentes do esporte, a opinião é a mesma. "O Marcel ainda está em um nível técnico acima dos demais patinadores do país. É um atleta muito diferenciado", afirma o diretor da CBHP, Alexandre de Almeida Filho.

Em 2003, Marcel conquistou o ouro apesar de uma queda que sofreu durante sua apresentação. Devido ao alto nível técnico de sua exibição, nem o deslize tirou o ouro do Brasil, que obteve 370,6 pontos, contra 368,7 do argentino Daniel Arriola.

No Rio de Janeiro, Marcel voltou a ter o argentino como principal rival, mas conseguiu superá-lo, na revanche do Mundial do ano passado, em Murcia, na Espanha, quando Arriola foi o terceiro colocado e Marcel, o quinto.