UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Rafael Vítor Romano

Data e local de nascimento:
04/06/1980, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
76kg /1,72m

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Nono colocado

Rafael Romano

O atleta mais experiente da patinação de velocidade foi o melhor colocado entre os brasileiros no Pan. Velocista, Rafael Romano terminou a competição na 9ª colocação, com 10 pontos somados.

Rafael começou a patinar com 15 anos, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, na época em que o esporte era moda entre os jovens paulistanos. A moda passou, mas a vontade era tão grande de se divertir sobre rodas, que ele passou a integrar um grupo que andava de patins à noite pelas ruas.

"Conhecendo este pessoal que praticava corridas, me interessei pelo esporte. Na minha categoria, eles eram os tops da modalidade no país, e eu comecei a querer desafiá-los", conta. Na primeira prova em que competiu, chegou em sexto lugar. "Mas o bacana mesmo era chegar com uma medalha do parque", explica.

Em 1997, a patinação deixou de ser uma brincadeira para Rafael. "Recebi um convite para competir na Venezuela. Na época, eu era a revelação do esporte. Foi nesta viagem que descobri que a patinação nos outros países era grande", conta ele, que treinou até 2000 por conta própria, até conhecer uma técnica norte-americana.

Após dois meses de treinos nos EUA, Rafael voltou para o Brasil, mas não achou nenhum técnico que tivesse algo que pudesse agregar ao patinador. "Eu já patinava com patins de velocidade. Nenhum treinador tinha conhecimento suficiente para me ensinar", diz ele, que considera Ramiro Riveros, contratado pela Confederação em 2006, o primeiro técnico nacional de nível profissional.

Rafael cursa Arquitetura no Mackenzie. Por causa dos treinos, resolveu trancar a faculdade. Entre os estudos e os patins, ele concilia o trabalho de representante comercial de uma empresa - de patins. "Além disso, faço assessoria para atletas. Quero que os jovens tenham a visibilidade que não tive no início da minha carreira", conclui o atleta, que tem planos de encerrar a carreira após o Mundial da modalidade, em agosto.