UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Paula Baracho Rosas Ribeiro

Data e local de nascimento:
31/07/1981, em Recife (PE)

Peso/Altura:
67 kg / 1,80 m

Residência:
Recife (PE)

Prova:
200 m costas

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavo lugar

Paula Baracho

Paulo Baracho disputou no Rio de Janeiro o seu segundo Pan. E na sua especialidade (200 m costas) ela ficou em oitavo lugar, longe da medalha.

Assim como muitos atletas, Paula foi apresentada à natação à força. Aos oito anos sofria de uma forte alergia, e o médico da família aconselhou sua mãe a levar a filha a uma piscina para 'destrancar o nariz'.

Logo, a garota pegou gosto pelo esporte e passou a se dedicar. "Quando vi, já estava fazendo as primeiras competições. Ficava toda orgulhosa quando ganhava medalha, ficava mostrando para toda a família", lembra a atleta.

Em 2003, a nadadora deixou Recife e mudou-se para São Paulo, onde passou a defender o Pinheiros. Mas no ano passado, Paula passou pelo que considera o período mais difícil de sua carreira. A atleta sofreu com diversas crises de amidalite, o que a fez perder muito ritmo de treino. Sem expectativas de uma rápida recuperação, Paula voltou para casa em setembro de 2006.

"Eu senti que precisava voltar e ficar um tempo em casa de novo. E foi o que eu fiz. Voltei, sarei, e pude melhorar e intensificar meu treinamento", diz Paula, que considera a decisão acertada. "Hoje sei que a pior parte já passou."

Atualmente, Paula cursa o terceiro semestre de Educação Física na Universidade Maurício de Nassau, mas prefere esperar os planos para o futuro para depois da Olimpíada de Pequim.

Classificada para o Pan na prova individual dos 200 m costas, Paula deposita sua maior esperança no revezamento 4x200 m , prova em que conquistou o sétimo lugar em Atenas-04, e a medalha de prata no Pan de Santo Domingo-03. "Repetir uma final olímpica seria um sonho", torce.