UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Larissa Freitas Cieslak

Data e local de nascimento:
26/10/1987, em Sobradinho (DF)

Peso/Altura:
63 kg / 1,70 m

Residência:
Santos (SP)

Prova:
400 m medley

Participação no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavo lugar

Larissa Cieslak

A brasiliense Larissa Cielak fez sua estréia nos Jogos Pan-Americanos nos 400 m medley. A nadadora se classificou para a final da prova, mas ficou apenas com o oitavo lugar.

Nascida na cidade satélite de Sobradinho, no Distrito Federal, Larissa Cieslak passou sua infância em Goiânia, onde conheceu a natação por obrigação. Seu irmão mais novo sofria com crises de bronquite, mas não gostava de nadar. Então, sua mãe decidiu que as irmãs mais velhas, Larissa e Fabiana, o acompanhariam nas aulas.

Tanto Larissa quanto Fabiana seguiram no esporte; Fabiana, aliás, foi a primeira a se destacar, e chegou a vencer um Troféu Brasil antes que Larissa começasse a conseguir bons tempos.

"Treinávamos juntas, eu sempre copiava ela, e ela me puxava sempre nos treinos", lembra Larissa, que aos 16 anos deixou a casa dos pais, em Goiânia, para morar em Santos e competir pela Unisanta.

"Minha irmã e eu fomos embora juntas, o que foi bom pra nós, mas imagine meus pais, perderam as duas filhas de uma vez. Apesar disso, eles sempre nos incentivaram";

Em seu segundo ano de engenharia química, Larissa concilia os estudos com os treinos, que lhe tomam toda manhã e tarde. "Sou muito estudiosa, então estudo à noite e deixo de sair nos fins de semana para pôr as matérias em dia"; diz a nadadora.

Quem tem que respirar fundo é o namorado de Larissa, o também nadador argentino Juan Pereira. O atleta, que esteve em Atenas-04, é a principal inspiração para a brasileira. "Ele sempre me dá muitas dicas, mas também é muito rígido comigo, sempre critica meus tempos, me dá bronca"; diz Larissa.

No ano passado, Larissa conquistou a medalha de prata nos 400 m medley nos Jogos Sul-Americanos, disputados na Argentina. "Foi muito legal, porque a família do Juan estava lá e pude ser aplaudida por eles"; O ouro ficou com a atleta da casa Georgina Bardach.

Larissa assegurou sua vaga no Pan do Rio já nas eliminatórias dos 400 m medley do Troféu Maria Lenk, última seletiva para os Jogos, realizado no início de maio, no Rio de Janeiro. Ela marcou 4min56s95 nas preliminares, ficando com a segunda vaga. Na final da prova, a brasileira ficou em terceiro lugar, chegando atrás de Joanna Maranhão, dona da primeira vaga, e a da argentina Bardach, vencedora da disputa.