UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Beatriz Moreira Feres

Data e local de nascimento:
22/02/1988, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
53 kg / 1,63 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze por equipes

Bia Feres

Logo em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, a brasileira Beatriz Feres integrou a equipe que conquistou a medalha de bronze, em competição vencida pelos Estados Unidos e que teve o Canadá como segundo colocado.

A entrada de Bia no nado sincronizado foi a junção dos talentos que a atleta mostrava em outras áreas. "Eu gostava de dançar e já fazia natação e ginástica. Fazia balé também", conta.

A entrada no nado sincronizado, contudo, a fez abandonar todas as outras atividades. "O treino do nado exige muito, então não deu para continuar com as outras coisas", explica a mais baixa das gêmeas Feres, irmã de Branca. "Ela é dois centímetros mais alta, tem 1,65 m e eu, 1,63 m."

Esta é praticamente a única diferença física das irmãs, que sempre foram chamadas pelos técnicos do Tijuca Tênis Clube para praticar o nado sincronizado. O convite foi aceito aos sete anos de idade e elas agora aparecem como substitutas de outras gêmeas do nado, Isabela e Carolina de Moraes, mesmo não fazendo as provas de dueto, como as veteranas, que abandonaram e hoje trabalham no Cirque du Soleil.

"É claro que a gente também tem vontade de fazer o dueto, mas é uma coisa hierárquica e hoje tem meninas melhores que a gente. Mas todo mundo acha que a gente é do dueto", diz Bia.

A entrada de Bia nas categorias de base da seleção foi no ano 2000. Em 2003, ela foi campeã sul-americana juvenil no dueto e em equipe. Em 2004, disputou o Mundial Júnior de Moscou, sendo finalista na rotina livre combinada.

Em 2005, entrou para a seleção adulta e participou do Mundial de Montréal, no Canadá. Na temporada seguinte, foi campeã sul-americana absoluta e participou do World Trophy, na Rússia, integrando o grupo sexto colocado no combo e sétimo na equipe. Em 2007, Bia voltou a disputar o Mundial adulto, em Melbourne, na Austrália. Na competição, o Brasil foi finalista na equipe livre, equipe técnica e combo.