UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Marcelo Santos Martins Gomes

Data e local de nascimento:
27/12/1980, em Niterói (RJ)

Peso/Altura:
88 kg / 1,77m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
estilo greco-romano até 84kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
8º lugar

Zulu

Celebridade da equipe de luta, Zulu ficou conhecido no Brasil inteiro ao participar do reality show Big Brother Brasil 4, há três anos. Segundo o atleta, a empreitada tinha como objetivo usar o prêmio de R$ 500 mil para um treinamento de luta olímpica. Zulu foi eliminado do programa, mas ganhou fama e passou a participar de eventos e desfiles. Mesmo assim, ele refutava a fama e dizia que seu sonho era subir ao pódio no Pan. Não deu. O lutador caiu logo na estréia, terminando na 8ª colocação.

Zulu começou a praticar jiu jitsu por influência de amigos em 1996 e, assistindo a lutas do lutador Roger Gracie, passou a voltar seu treino para o vale-tudo. "Me levaram em uma academia, e lá que eu conheci essa tal de greco-romana. Nem sabia o que era", lembra Zulu. "Quando vi as lutas, pensei: 'esse esporte deve ser bem maneiro'".

Com problemas financeiros, a academia em que treinava fechou pouco tempo depois. Mas o lutador, já envolvido na modalidade, trancou a matrícula de engenharia de telecomunicações na Federal Fluminense e passou a se dedicar à luta. Em 2001, foi morar em Colorado, nos EUA, com a seleção. No ano seguinte, disputou os Jogos Sul-Americanos. Em 2003, fez novo estágio com a seleção, desta vez em Portugal.

A decisão de participar do BBB foi por acado. "Nunca me imaginei na TV ou fora do esporte. Mandei a fita porque estava buscando patrocínio e estava tentando tudo, e acho que escolheram porque era bem apelativa mesmo. 'Atleta da seleção busca apoio'. Depois disso, foi uma doideira", lembra, e admite que isso atrasou seus treinos. "Passei seis meses sem treinar, só viajava, era festa direto, tudo o que um atleta não deve fazer. Foram meses de atraso na minha condição de atleta."

Determinado, Zulu diz ter negado propostas para seguir treinando. "Me convidaram para algumas coisas, mas tenho certeza que tenho talento zero", brinca o lutador, que conta que a volta ao mundo da luta foi difícil após a exposição em rede nacional. "Teve muita gente querendo me vencer pra dizer por aí que eu não era lutador de verdade", diz Zulu, nove vezes campeão brasileiro em sua categoria.