UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Luis Fernando Resende Fernandes

Data e local de nascimento:
09/10/1980, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
96 kg / 1,88m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Estilo greco-romano até 96kg

Participações no Pan:
Santo Domingo-03 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Prata

Luis Fernandes

Remanescente da pequena equipe que disputou o Pan de Santo Domingo em 2003, Luisinho era uma das apostas da Confederação de Luta para subir ao pódio nos Jogos do Rio de Janeiro. E ele confirmou as expectativas. Com a medalha na categoria até 96 kg, ganhou a primeira prata da luta greco-romana em Jogos Pan-Americanos.

Antes de Santo Domingo, o melhor resultado de Luis eram duas quartas colocações: no Pan-Americano da modalidade de 2003, disputado na Guatemala, e jos Jogos Sul-Americanos de 2002, no Brasil.

No ano passado, Luisinho foi apenas o quinto colocado no Pan da modalidade, mas fechou o ano com uma medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos, em Buenos Aires. Em 2007, enfim, sagrou-se campeão brasileiro.

A primeira luta do atleta foi o judô, que começou a disputar logo aos 13 anos. Anos depois, conheceu Roberto Leitão, ex-lutador que representou o Brasil nos Jogos de Indianápolis-87, além das Olimpíadas de Seul-88 e Barcelona-92, que o introduziu à luta olímpica. Luisinho logo pegou gosto pela nova modalidade, e treina com Leitão até hoje.

Quando não está treinando, o atleta se dedica ao curso de contabilidade.