UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Joice Souza da Silva

Data e local de nascimento:
20/7/1983, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
55 kg / 1,67m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 55kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
8º lugar

Joice Silva

Joice Silva teve seu primeiro contato com a luta olímpica em um projeto social para jovens carentes no bairro de Quintino, na zona norte do Rio de Janeiro. Lá, Joice começou a ter aulas de jiu-jitsu, e se interessou pela modalidade.

Em pouco tempo, foi convidada por uma amiga a participar de um torneio luta olímpica. Logo em sua primeira competição, Joice venceu, e nunca mais deixou de praticar a modalidade.

Joice lembra que teve que aguentar a gozação dos amigos e até do próprio namorado quando ela passou a levar a sério o esporte e se dedicar integralmente aos treinos. "No início, meu namorado ficava preocupado porque eu lutava. Até hoje, sempre rola uma brincadeira por causa disso", conta.

Em seis anos de luta olímpica, Joice já acumula seis títulos brasileiros. Além disso, conquistou duas medalhas de bronzes em duas edições seguidas de Pan-Americanos da modalidade, em 2005 e 2006.

Joice tem aulas de luta com outra atleta da seleção dos Jogos, Rosângela Conceição. Para seu primeiro Pan, a atleta viajou ao lado de Rosângela para o Canadá, onde fizeram um treinamento intensivo pouco antes antes da competição. Para Rosângela, deu certo. Ela garantiu o bronze na categoria até 72 kg. Joice, porém, não conseguiu um bom resultado. Caiu logo na estréia e terminou na 8ª posição.