UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
COB

Nome completo:
Adrian Jaoude

Data e local de nascimento:
11/10/1981, em Beirute (LIB)

Peso/Altura:
88 kg / 1,80m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
estilo livre até 84 kg

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
7º lugar

Adrian Jaoude

Irmão do principal nome da luta no Brasil - Antoine Jaoude -, Adrian Jaoude começou tarde no esporte, apenas aos 18 anos, e, apesar de não ter a fama de Antoine, já acumula seis títulos de campeonatos brasileiros

No tapete da luta olímpica, Adrian atende pelo nome de 'Bolynikes', um lendário guerreiro espartano que fez parte do exercito dos 300 do Rei Leônidas.

Mas quem o conhece pessoalmente logo descarta associá-lo como brutamontes. Além dos fortes treinamentos, Adrian pratica ioga e meditação e é terapeuta holístico especializado em reiki. O tratamento alternativo, que reúne diversas técnicas consideradas não-convencionais, é a base da preparação espiritual do lutador. Tomar florais, fazer cromoterapia, homeopatia, massoterapia, acupuntura e massagem ayurvédica já são métodos rotineiros na vida de Adrian. "Uso florais para me manter focado e retirar a ansiedade", justifica.

O lutador assume com orgulho o seu lado "alternativo". "Sempre fui muito esotérico e minha vida é muito espiritual. Tudo, para mim, tem um sentido. Às vezes estou andando na rua e cai uma folha do meu lado: é um sinal", relata. "Às vezes, quando estou muito tempo em um lugar fechado, saio, abraço uma árvore, olho pro céu e puxo energia de uma nuvem", completa.

Antes do Pan do Rio de Janeiro, Adrian já falava sobre a pressão de estar na competição. "Muita gente não sabe que a luta tem dificuldades como qualquer outro esporte e ficam falando para mim: 'Ah, você vai para o Pan e vai ganhar o ouro', como se fosse fácil. A pressão é muita", dizia às vésperas do torneio, o primeiro Pan de sua carreira.

Mas os resultados almejados não vieram. Adrian caiu logo na estréia e ficou apenas com o 7º lugar na categoria até 84 kg.

Medalhista de bronze nos Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires-06, Adrian admite a importância do irmão em sua carreira. "Somos muito unidos nos treinamentos, ele sempre me ajuda muito. Tento seguir o caminho dele", revela o lutador.