UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Reuters

Nome completo:
Jaqueline Antonia Ferreira

Data e local de nascimento:
05/03/1987, Rio de Janeiro

Peso/Altura:
1,64 m / 67 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Categoria:
Até 69 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Quarto lugar

Jaqueline Ferreira

Com uma diferença de 250 g no peso corporal, a brasileira Jaqueline Ferreira perdeu a medalha de bronze no levantamento de peso no Pan do Rio. Pelas regras, quando duas atletas empatam neste esporte, a medalha fica para a pesista mais leve. E foi isso o que aconteceu.

Duas horas antes da competição as atletas do levantamento foram se pesar. A balança marcou 63,90 kg para Jaqueline. Vanessa Nuñez, da Venezuela, pesa 63,65 kg. Na disputa pela categoria até 69 kg do Pan, as duas atletas ergueram o mesmo peso.

A brasileira foi a primeira. A atleta de 20 anos ergueu 90 kg arremesso e 109 kg no arranque, totalizando 199 kg. Vanessa entrou logo depois e ergueu os mesmo 199 kg. Pelo critério de desempate, a venezuelana fica com a vitória, levando a medalha de bronze no Pan.

Jaqueline veio do atletismo e chegou ao levantamento de peso porque uma amiga que competia a chamou para conhecer a modalidade.

No início, Jaqueline enfrentou o preconceito dos familiares e de amigos, que achavam que o novo esporte não era "coisa para mulher." No primeiro dia em que fez o teste para integrar a equipe brasileira permanente, já foi aprovada.

Só no ano passado, Jaqueline já tem três grandes conquistas no currículo: venceu o Sul-Americano Juvenil, o Campeonato Brasileiro Júnior e o Campeonato Brasileiro.

No futuro, Jaqueline pretende trabalhar na iniciação de jovens no levantamento de peso.