UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Aline Campeiro

Data e local de nascimento:
16/10/1982, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
48 kg / 1,48 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Até 48 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Abandonou a prova

Aline Campeiro

Antes do Pan, Aline Campeiro dizia que a medalha no levantamento de peso seria um sonho distante nos Jogos do Rio de Janeiro. No Pan do Rio, ela ficou muito perto do pódio, mas uma lesão no joelho acabou com as chances da atleta de conseguir uma medalha.

Na categoria até 48 kg, ela chegou à final da competição. No arremesso, primeira parte da disputa, conseguiu erguer 70 kg, o que a deixou em segundo lugar. Mas a comemoração efusiva pelo feito acabou com as chances de medalha.

Assim que completou o arremesso, Aline vibrou bastante, e pulou no colo do seu técnico. Ao tocar o solo, porém, sofreu um sério entorse no joelho esquerdo e foi removida rapidamente para um hospital, para avaliar a lesão. Com isso, não teve condições de disputar o arremesso.

Foi durante o Pan de Santo Domingo que ela começou no esporte. Aos 20 anos assistiu a uma apresentação que seu atual técnico, Dragos Stanica, estava fazendo. Foi incentiva por ele e começou. "Ele dizia assim: no próximo Pan você estará lá. E agora estou indo para o Pan", comemora a carioca Aline Campeiro.

"Por isso que sempre brinco que comecei a treinar com o objetivo de ir para os Jogos do Rio", explica. "É a concretização de um sonho de quatro anos", desabafa Aline, que começou a praticar esportes em 93, pela Mangueira. "Fazia atletismo. Minha especialidade eram os 100 m rasos. Mas os resultados não estavam mais aparecendo. Estava cansada só de sonhar".

Quando abandonou o atletismo foi estudar Educação Física. Aline queria continuar no esporte, pretendia ser técnica. E foi neste momento que "descobriu" o levantamento. Sua família achava uma loucura.

Sua mãe ficou preocupada em ver a filha, aos 23 anos, começar em um outro esporte. "Ela falava que era um esporte que ia exigir muito, falava para não fazer isso. Mas hoje é apoio total. É só orgulho", explica, dizendo ter ficado apaixonada e que isso sim a faz feliz.