UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
João Gabriel Schlittler

Data e local de nascimento:
10/02/85, Rio de Janeiro

Peso/Altura:
110 kg/ 1,99 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Categoria:
Pesado, mais de 100 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

João Gabriel Schlittler

Novato da seleção masculina, João Gabriel Schlittler é carioca e era um dos mais ansiosos para a disputa do Pan na sua terra natal. "Minha família e meus amigos já compraram ingressos. Isso foi antes da convocação até. Agora, eles têm um motivo a mais para acompanhar ", dizia o judoca de 22 anos. Por isso, a derrota por decisão dos juízes na final do peso pesado frustrou as expectativas do judoca.

Ainda mais que nas seletivas do peso pesado no Brasil, ele passou pelo favorito Daniel Hernandes - veterano na seleção e medalhista de ouro no Pan de Santo Domingo, em 2003.

Estreante nos Jogos, Schlittler conta que começou no esporte por um mero acaso. "Minha mãe não tinha com quem me deixar e fui forçado a entrar no judô", diz ele, que tinha a companhia do seu irmão mais velho nas aulas.

Com o tempo, apenas o caçula se dedicou ao esporte com fervor. "Eu nunca lutei contra meus irmãos. Ele parou para continuar com a faculdade", afirma. Agora, o prório judoca também se prepara para se formar em Direito e Economia - trancou a primeira no ano passado para treinar para o Rio.

Nos Jogos do Rio, Schlittler venceu todas as lutas preliminares por ippon. Na final, ele enfrentou o cubano Oscar Brayson, lutou o round extra, sem qualquer pontuação, e teve a defnição na decisão da arbitragem. Antes do Pan, ele já anunciava que o embate seria contra ele: "Já lutei seis vezes contra ele. Três eu venci e três eu perdi", afirmava ele, contando o número de vezes que já tinha enfrentado o adversário.

Os planos para o futuro, depois do Pan, ainda estão totalmente focados no judô. Para o pesado, é difícil imaginar a vida sem o esporte. "Se eu puder estar envolvido com o esporte quando eu me aposentar, melhor. É o que eu quero. É muito bom isso aqui", conta, tentando imaginar como seria a vida depois de formado em duas faculdades e mostrando a sua paixão pelo esporte.