UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Danielle Zangrando

Data e local de nascimento:
25/07/1979, São Paulo (SP)

Peso/Altura:
57 kg/ 1,67 m

Residência:
Santos (SP)

Categoria:
Leve, até 57 kg

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan:
Medalha de ouro na categoria até 57 kg

Danielle Zangrando

"Ela vai apanhar bastante e vai sair do judô", dizia o pai da futura judoca Danielle Zangrando, desacreditando que ela continuasse no esporte praticado pelo irmão. Aspirante à estrela do esporte e futura medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio, então com cinco anos, a menina agüentou firme e levou a sério a prática dos tatames.

Oito anos depois, aos 13, ela já não tinha mais adversárias na sua categoria e foi lutar com gente grande. "A única oportunidade que eu tinha era competir no adulto", afirma. Aos 16 anos, Danielle tornou-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha na história de um Mundial. A façanha foi alcançada em 1995, no Japão, quando foi bronze. Depois Edinanci Silva também ganharia a mesma medalha.

Em 1996, ela disputou a sua primeira Olimpíada, mas sem sucesso. No Pan de 1999, porém, a redenção. A medalha de bronze em Winnipeg, no Canadá, foi uma das suas maiores glórias.

Em Atenas, em 2004, Danielle viveu um drama. Em 2001, uma cirurgia para hérnia de disco a deixou perto da aposentadoria. Inspirada na conquista do pentacampeonato brasileiro no futebol, especialmente na recuperação do atacante Ronaldo, que antes do título havia passado pelo drama de contusões e cirurgias no joelho direito, a atleta voltou a competir em 2002 e venceu a seletiva para a Grécia.

No Rio de Janeiro, ela dizia acreditar que seria o seu último Pan-Americano. Depois, a Olimpíada ainda é um alvo a ser perseguido. Mesmo assim, Danielle - que já é formada em Direito - quer terminar a faculdade de Jornalismo e se dedicar ao ramo quando se aposentar. Por enquanto, ela vai treinando para a nova profissão com uma coluna em um site de notícias da Baixada Santista. Mas, durante Jogos, interrompeu. O COB proibia que os atletas mantivessem blog dentro da Vila.