UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Diego Matias Hypólito

Data e local de nascimento:
19/06/1986, em Santo André (SP)

Peso/Altura:
69 kg / 1,70 m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003; Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Prata por equipes;
Ouro no solo e nos saltos

Diego Hypólito

Diego Hypólito deu ao Brasil a primeira medalha de ouro da disputa masculina da ginástica artística em Jogos Pan-Americanos, ao vencer a disputa de solo, sua especialidade. Não satisfeito, voltou a subir ao ponto mais alto do pódio para receber outra medalha dourada, nos saltos. Com isso, fez o hino nacional ser executado duas vezes no mesmo dia (17 de julho), na Arena Multiuso do Complexo do Autódromo.

Ele já havia conquistado a prata por equipes. E tinha a expectativa de disputar o cavalo, mas acabou classificado apenas para solo e saltos, nas duas em primeiro lugar. Confirmou o favoritismo na decisão. Até então, o Brasil não tinha medalhas de ouro pan-americanas no torneio masculino de ginástica. Há 16 anos o país não tinha um representante no alto do pódio, desde que Luísa Parente foi ouro nos saltos e nas barras assimétricas, no Pan de Havana-1991.

Na prova de solo, Diego foi o quarto a subir no tablado e, depois de sua apresentação, esperou muito até que os árbitros divulgassem sua nota. Mas, quando ela saiu, já se mostrava insuperável: 15.875. Outros quatro ginastas se apresentaram depois do brasileiro, mas nenhum conseguiu ser melhor.

Na prova de saltos, ele foi o segundo de oito competidores a se apresentar e conseguiu média de 16,162. Foi o único a ter nota acima de 16.

Diego chegou ao Rio de Janeiro mais do que credenciado para a conquista, afinal, em 2005, ele já havia conquistado também o título mundial da prova, em Melbourne, na Austrália. Na ocasião, também fez história, ao ser o primeiro brasileiro campeão mundial de ginástica.

E a medalha dourada na prova do solo não foi a única de Diego nos Jogos do Rio. Ele também ajudou a seleção brasileira na conquista da medalha de prata na disputa por equipes, conseguindo a nota mais alta em sua especialidade, o solo (15.800).

O maior ginasta brasileiro relutou em entrar no esporte. Sua irmã mais velha, Daniele, também da seleção que compete no Pan, partia para o treino diariamente e o convidava a também participar das atividades. Mas o garoto de Santo André teimava em não ir.

"Eu tinha uns sete anos, e a Dani ficava insistindo para que eu entrasse na aula. Ela falou tantas vezes que um dia eu acabei aceitando. Mas não gostei, achei chato e saí logo uma semana depois."

A insistência da irmã, porém, surtiu efeito. Um mês depois de 'encerrar a carreira', Diego voltou para o ginásio. E deslanchou. Aos 11 anos, já treinava com uma carga de duas horas diárias, como um profissional costuma fazer.

"Todos os técnicos diziam que eu tinha facilidade no solo e acabei me dedicando mais no tablado. Mas nunca imaginei que um dia iria virar um ginasta", afirma o atleta, hoje grande destaque da modalidade.

Na temporada ele começou a ter bons resultados internacionais, conquistando cinco medalhas de ouro no solo e uma no salto em etapas da Copa do Mundo. O início do ano 2005 foi tumultuado para o ginasta, que sofreu uma fratura na tíbia da perna direita em abril, dias antes da etapa de São Paulo da Copa. Ele ainda tentou competir, mas logo nos primeiros passos caiu, chorando de dor.

Submeteu-se a uma cirurgia e voltou a treinar em junho, contra a vontade dos técnicos e acabou agravando a lesão. Só pôde retomar o trabalho na segunda quinzena de outubro. Mas o tempo afastado não foi suficiente para abalar o atleta, que no final de novembro, foi coroado com o lugar mais alto no pódio do Mundial na Austrália.

No ano passado, Diego foi não conseguiu repetir o título Mundial e acabou superado pelo romeno Victor Dragulescu no Mundial na Dinamarca. Ao final da temporada, o brasileiro conseguiu se recuperar com o triunfo no solo na Grande Final da Copa do Mundo, em São Paulo. Na ocasião, ele conseguiu deixar seu nome registrado na história do esporte ao concluir o movimento Hypólito - um duplo twist carpado com uma pirueta no final.