UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O futsal tem o mesmo objetivo do futebol: marcar mais gols que o adversário. A disputa é feita por dois times de cinco jogadores cada, em uma quadra de madeira, material sintético ou cimento com comprimento que varia entre 38 m e 42 m, e com largura entre 18 m e 22 m. A meta tem 3 m de largura e 2 m de altura.

A área é formada por um semicírculo perpendicular à linha de fundo, à 6 m de distância de cada trave, que se estende ao interior da quadra com um raio de 6 m. A parte superior deste semicírculo é uma linha reta de 3,16 m, paralela à linha de fundo, entre os postes. A marca de pênalti fica a uma distância de 6 m do ponto central da meta e é assinalada por um pequeno círculo de 10 cm de raio. Já a marca de tiro livre sem barreira fica a 10 m do ponto central da meta.

A disputa é feita com uma bola esférica, de couro macio, com circunferência entre 62 cm e 64 cm. O peso da bola pode variar entre 400 g e 440 g. O jogo tem dois tempos cronometrados de 20 minutos, com 10 minutos de descanso.

No futsal, não existe limite para substituições. Assim, um jogador pode entrar e sair da partida quantas vezes o técnico quiser. E o jogo não precisa ser interrompido para que uma mudança seja realizada.

Os atletas não podem agarrar ou agredir um adversário, podendo ser punidos com cartões amarelos (para infrações leves) ou vermelhos (para infrações duras ou reincidência de cartão amarelo). Se a infração for cometida dentro da área, será marcado pênalti para a equipe adversária.

Se o mesmo atleta comete cinco faltas na partida, é excluído do jogo. E após a quinta falta coletiva da equipe em um período do jogo, o adversário ganha o direito de cobrar o tiro livre sem a formação de barreira. Para isso, os outros jogadores, com exceção do goleiro, devem ficar 5 m atrás da linha da bola.