UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Hegemônico antes, Brasil luta para voltar ao topo

EFE

Falcão é conhecido por seus dribles secos e acrobacias em quadra

A história do futsal no Brasil se confunde com a própria história do surgimento do esporte. Os brasileiros, apesar de reinvidicarem a autoria da nova modalidade, importaram o jogo do Uruguai, onde no começo da década de 30 foi criado pelo professor argentino Juan Carlos Ceriani, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu.

Habib Maphuz trabalhou nos primórdios do futebol de salão no Brasil. Professor da ACM paulistana, ele, nos anos 1950, participou da elaboração das normas para a prática de várias modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras. A primeira regra publicada do futsal do mundo foi editada em 1956, em São Paulo.

Um pouco antes, em 28 de julho de 1954, foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a primeira federação estadual do Brasil, sendo Ammy de Moraes seu primeiro presidente. Neste mesmo ano foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Em 1955, iniciou-se a Federação Paulista.

Catorze anos depois, em 1969, era disputado o primeiro Campeonato Sul-Americano de seleções. O Brasil venceu, com o Paraguai em segundo, a Argentina em terceiro e o Uruguai em quarto. De todas as treze edições do evento, os brasileiros saíram como campões em todas. A última, em 2000, em Foz do Iguaçu.

Em 15 de junho de 1979, foi realizada a Assembléia Geral que fundou a Confederação Brasileira de Futebol de Salão, tendo sido eleito, para o período 1980/1983, como presidente, Aécio de Borba Vasconcelos, dirigente maior da CBFS até hoje.

Em 1982, o time sediou o primeiro Campeonato Mundial do esporte com a participação de Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão. Em casa, os brasileiros derrotaram os paraguaios na final, em uma época em que a América do Sul dominava a modalidade. Dos oito Mundiais disputados, a seleção brasileira ficou à frente de cinco. Os dois últimos, em 2000 e 2004, foram dominados pelos espanhóis, que tem a melhor a liga de clubes do mundo.

Foi só em 1989 que a Fifa organizou o primeiro Mundial do esporte. As partidas aconteceram na Holanda, e o Brasil recuperou o título perdido um ano antes para o Paraguai na Austrália.

Logo após este Mundial, Álvaro Melo Filho, dirigente da CBFS então, contando com a anuência e presença de Januário D'Alécio (presidente da Fifusa - entidade que regulava o futsal no mundo na época), participou de reuniões na Fifa ao longo do ano de 1989, onde sempre teve presença e atuação destacada o atual presidente Joseph Blatter, para fundar a comissão do esporte na entidade máxima.

Ao longo de toda a década de 1990 e 2000, o futsal tem brigado no Comitê Olímpico Internacional para se tornar um esporte olímpico. A participação no Pan-Americano só vem aumentar a expectativa de que o esporte, que é praticado já nos cinco continentes, venha a ser parte do programa das Olimpíadas de 2012, em Londres.

No mundo, atualmente, a seleção brasileira não assusta tão mais. Italianos, argentinos, iranianos, portugueses, russos e, principalmente, os espanhóis têm até mais destaque do que o Brasil.

Mesmo assim, os jogadores brasileiros ainda continuam a chamar muita atenção no cenário internacional. Depois de Jackson, o craque percursor na seleção, o Brasil já teve Vander, Manoel Tobias, Fininho, Choco, Falcão, Schumacher, Lenísio como um dos melhores jogadores do mundo em suas épocas.

Falcão foi, inclusive, eleito o melhor jogador de futsal do mundo oficialmente pela Fifa em 2004. Em 2005, ele tentou a carreira no futebol de campo, no São Paulo. Jogou com time nos campeonato Paulista e Libertadore da América, mas depois retornou ao futsal, em que é ídolo da seleção até hoje