UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Futsal estréia no Pan de olho na Olimpíada

Divulgação

Modalidade tenta ser incluída no programa dos Jogos Olímpicos

Apesar dos brasileiros reinvindicarem a paternidade do futsal, documentos indicam que o esporte teve origem no Uruguai, no começo da década de 30. A modalidade foi criada pelo professor argentino Juan Carlos Ceriani, na Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu.

O esporte começou a ser praticado pela vontade de jogar futebol em ambientes fechados e menores que os campos oficiais. Para isso, eram utilizadas quadras de basquete e handebol, e os times tinham até 11 jogadores.

Em 1940, o futsal chegou ao Brasil, também pela ACM, mas em São Paulo. E foi no país que o esporte se popularizou, a partir da década de 50, com a criação de vários times e torneios amadores. Em 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão (atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro), a primeira entidade estadual da modalidade. No ano seguinte, o clube Braz de Pina ganhou o primeiro campeonato oficial de futsal, o Torneio de Apresentação.

A modalidade foi oficializada no Brasil em 1959 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), que uniformizou as regras do esporte, acabando com um conflito entre paulistas e cariocas na disputa.

Em 1965, foi organizado o primeiro campeonato internacional, o Sul-Americano, no Paraguai, com vitória dos donos da casa. Seis anos depois nascia em São Paulo a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), entidade criada para organizar o esporte no mundo.

O primeiro Campeonato Mundial foi disputado em 1982, também em São Paulo, com vitória do Brasil. Três anos depois, a seleção repetiu o título, na Espanha. O domínio só foi quebrado em 1988, na Austrália, quando os brasileiros perderam a final para o Paraguai.

Em 1989, a Fifa assumiu o controle do esporte, mudando o nome oficial da modalidade de "futebol de salão" para "futsal". No mesmo ano, a entidade organizou o seu primeiro Mundial, na Holanda, com nova vitória do Brasil. Os brasileiros ganharam os dois torneios seguintes, mas perderam a hegemonia em 2000, derrotados pela Espanha -que repetiu o feito em 2004.

O futsal nunca esteve presente no programa dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Pan-Americanos. Os organizadores esperam que a inclusão no Rio-2007 ajude o esporte a ser aceito como uma modalidade do futebol nas próximas Olimpíadas.