UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Ala: Jogador que defende e ataca perto da linha lateral do campo

Amistoso: Partida que não vale pontos

Árbitro: É o responsável pelo jogo e deve garantir que as regras sejam cumpridas durante toda a partida

Artilheiro: Jogador com maior número de gols

B

Bate-pronto: Lance em que um jogador chuta logo depois que a bola quica no campo

Bicicleta: Lance plástico, no qual o jogador, de costas para o local em que quer chutar, acerta a bola no ar. Sua invenção é atribuída ao brasileiro Leônidas da Silva

Bicho: Prêmio pago aos jogadores por vitórias ou resultados expressivos

Bomba: Chute forte

C

Cama-de-gato: Escorar o adversário com as costas

Caneleira: Protetor para as canelas. Feita de plástico resistente, é material obrigatório usado pelos atletas

Caneta: Drible no qual um jogador toca a bola por entre as pernas do adversário

Carrinho: Jogada ríspida, na qual o atleta desliza com as duas pernas no chão em busca da bola

Cartões: Aplicados para punir jogadores que desrespeitem as regras e as normas de conduta

Chaleira: toque com a parte de trás da chuteira

Chapéu: Lance no qual o jogador encobre o adversário com a bola

Corner: O mesmo que escanteio

D

Drible: Jogada na qual um atleta passa pelo adversário

Drible da vaca: Quando um jogador toca a bola por um lado do rival e o ultrapassa pelo outro lado

E

Elástico: Drible que consiste em puxar a bola por um lado e sair pelo outro

Embaixadinha: Controle de bola sem deixá-la tocar no chão

F

Falta: Infração dentro de campo; se ocorrer dentro da grande área, é pênalti

Finta: Jogada na qual um atleta engana o adversário

Fixo: Jogador que fica na defesa

Frango: Gol resultado de falha do goleiro

Freguês: Adversário que é freqüentemente derrotado por outro

G

Gato: Jogador com idade alterada

Goleiro: Único jogador de um time que pode pegar a bola com as mãos, mas apenas dentro de uma área delimitada; seu uniforme deve ser diferente dos de seus companheiros de equipe

Gol de placa: Gol bonito

Gol espírita: Gol marcado em um lance sem ângulo

J

Juiz: O mesmo que árbitro

L

Lançamento: Bola tocada para o companheiro a longa distância

Lanterna: Último colocado de um campeonato

Lençol: O mesmo que chapéu

Letra: Toque na bola após a mesma passar entre as pernas do jogador

Luvas: 1. Proteção de mão usada pelos goleiros; 2. Valor pago a um atleta em sua contratação ou na renovação de contrato

P

Passe: Bola tocada para o companheiro a curta distância

Pedalada: Jogada plástica na qual o atleta passa o pé por cima da bola diversas vezes

Peixinho: Tentativa de acertar a bola de cabeça mergulhando rente ao chão

Peneira: Teste para jogadores

Peru: O mesmo que frango

Pivô: Jogador que atua no ataque, de costas para a defesa adversária

Prorrogação: Tempo extra utilizado quando existe empate em partidas eliminatórias

S

Sem pulo: Lance no qual o jogador acerta a bola antes dela tocar no chão

T

Tapetão: Tribunal que interfere nos resultados das partidas

Tiro de meta: Reposição da bola em jogo, feita dentro da área do goleiro após sua saída pela linha de fundo

Tiro livre direto: Cobrança de bola parada em que é permitido chutar diretamente para o gol adversário

Tiro livre indireto: Cobrança de bola parada em que o gol só será válido se a bola for tocada por outro atleta além daquele que cobrou o tiro

Trivela: Acertar a bola com a parte lateral do pé, provocando um efeito