UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Adalberto Nunes da Silva

Data e local de nascimento:
02/09/1978, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
93 kg / 1,81 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Pivô

Clube:
Lobelle Santiago (Espanha)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Betão

Atleta que começou a jogar futsal na periferia de São Paulo, especificamente na zona leste paulista, reconhecidamente celeiro de grandes jogadores.

Tem o apelido de 'Touro' entre os atletas, pois é um dos pivôs mais fortes do futsal mundial. Possui um potente chute de direita e usa bem o corpo em seus dribles ou quando protege a bola.

Pela seleção brasileira, participou do último torneio importante do Brasil - os Jogos Sul-Americanos de Buenos Aires, no final de 2006. Na Argentina, a seleção foi campeã em cima do Paraguai na final. Contra os donos da casa, os brasileiros tiveram um jogo duro, vencendo por 3 a 2.

Na conquista do ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2007, Betão foi importante. Mesmo na reserva, ele entrou em todas as cinco partidas e teve boas atuações. O pivô anotou um gol, na vitória por 8 a 1 contra a Costa Rica, pela semifinal da competição.

No terceiro jogo da primeira fase, vitória apertada contra os paraguaios, por 2 a 0, Betão foi aplaudido pela torcida por seu trabalho de pivô, fazendo a parede para Marquinho e Gabriel anotarem os gols.

A estréia do futsal em Jogos Pan-Americanos não poderia ter sido melhor para a seleção brasileira. O ouro foi conquistado com belas atuações, como na final contra os rivais argentinos, por 4 a 1.

Na primeira fase, o Brasil passou por Guatemala (4 a 1), Cuba (8 a 0) e Paraguai (2 a 0), e depois derrotou a Costa Rica, por 8 a 1, na semifinal.