UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Taís de Morais Rochel

Data e local de nascimento:
16/10/1983, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
57 kg / 1,65 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Florete

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminada nas oitavas no individual (13º) e 4º no florete por equipe

Taís Rochel

Indiretamente quem incentivou Taís a treinar esgrima foi o dono da famosa frase "Pelos poderes de Greyskull!" Exatamente, foi pela espada de He-Man que seu irmão mais velho começou a fazer esgrima. "Eu, como era muito nova, era obrigada a ficar esperando ele e ficava olhando o treino dele".

Até que um dia a técnica de seu irmão decidiu acabar com a impaciência que Taís aparentava ter enquanto aguardava o irmão e resolveu convidá-la para treinar. "Mas eu também curtia He-Man", ela afirma.

Aí começou uma relação com a esgrima que continua depois de 17 anos. Hoje ela ocupa o primeiro lugar no ranking nacional do florete feminino, mas nem sempre foi assim. "Minha primeira competição terminei em penúltimo", lembra. "Não desisti porque acho que isso é da personalidade do atleta. Todos os obstáculos que passei me deixaram mais forte", conta.

Taís continuou jogando com a espada, mas o irmão parou. Mas o treinamento da atleta rendeu mais frutos na família. Ela acabou incentivando o irmão mais novo a também praticar o esporte e hoje é umas das maiores promotoras assumidas de Henrique Rochel. "Sou uma irmão coruja, mas ele está jogando muito bem", afirma.

Taís não abandonou a esgrima, mas também não se limitou a ela. A atleta faz faculdade de Moda e trabalha como estilista de moda jovem, muito embora o curso esteja trancado por conta dos treinos para o Pan. Sobre quando irá terminar o curso, ela revela: "Não sei quando vou voltar, mas tenho que terminar se não meu pai me mata", diz brincando.

Sua primeira participação no Pan foi em 2003, em Santo Domingo, e o resultado foi razoável, um nono lugar. Dessa vez ela esperava mais. Com a medalha de prata que conquistou nos jogos Sul-Americanos de 2006, um ânimo a mais tomou conta da atleta. No Rio, porém, Taís acabou em uma colocação pior do que aquela de Santo Domingo no individual. Foi eliminada ainda nas oitavas, terminando na 13ª posição. Já na prova por equipes, ao lado de Maju e Silvia Rothfeld, teve um bom desempenho e terminou na 4ª colocação.