UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Renzo Pasquale Zeglio Agresta

Data e local de nascimento:
27/06/1985, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
77 kg / 1,80 m

Residência:
Roma (ITA)

Prova:
Sabre

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Bronze no individual e 7º no sabre por equipe

Renzo Agresta

Para Renzo Agresta, a esgrima é um "xadrez em alta velocidade". E nestes Jogos Pan-Americanos ele queria deixar de ser só mais um peão para se transformar no rei. Para isso, seu objetivo era pretensioso: "Quero trazer o ouro, o Pan é a minha meta". Mas, por enquanto ele não voltará como rei. Isso porque na disputa individual terminou com o bronze e na prova por equipe foi apenas o 7º ao lado de Marcos Cardoso e Rhaoni Ruckheim.

Praticante do esporte há 10 anos, Renzo aprendeu que apenas querer não é o suficiente. É preciso muito treino. Então, buscando uma excelência no esporte, decidiu mudar-se para a Itália, país onde a esgrima alcançou notável desenvolvimento, além de ser o local de origem da sua família. Atualmente, mora em Roma há dois anos e é o 34º colocado do ranking mundial.

Entretanto, os treinos de Renzo nem sempre foram no exterior. Sua história na esgrima começou em São Paulo, mais precisamente no Club Atlhetico Paulistano, quando, aos doze anos, um amigo o convidou apenas para conhecer a esgrima. Quatro anos depois, em 2001, Renzo venceu o Campeonato Pan-Americano adulto. "Foi aí que acreditei mesmo no meu potencial", conta.

Em 2003, competiu pela primeira vez no Pan. Porém, seu desempenho não foi como se esperava: caiu nas oitavas-de-final depois de perder para o argentino Diego Drajer por 15 toques a 12. Sua redenção poderia ter sido em 2004, nos Jogos Olímpicos de Atenas. Mas não foi. Na segunda fase na Grécia, perdeu para o campeão mundial da modalidade, o ucraniano Vladimir Lukashenko.

Mesmo assim ele continuou otimista na sua busca pela realeza desse "xadrez". "É claro que não gosto de perder, mas procuro aprender com meus erros", afirmou o esgrimista.

Para o Pan, ele treinou com o sabre duas vezes por dia. Aprendeu a deixar de lado todas as diversões de um jovem de 22 anos: quase não sai à noite e pouco viaja com os amigos. Os estudos, porém, não saíram da vida de Renzo. Ele os concilia com o esporte, em uma universidade em Roma.

Sobre sua escolha, o esgrimista sabe que está deixando de lado muitas coisas, mas o sonho de vencer é maior. "A vida é assim, você não pode ter tudo. Tem que abrir mão de coisas menores por um sonho maior". O tão almejado ouro, porém, não veio.