UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marcos de Faria Cardoso

Data e local de nascimento:
06/02/1975, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
70 kg / 1,73 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Sabre

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
20º no individual e 7º no sabre por equipe

Marcos Cardoso

Especialista em florete, Marcos de Faria Cardoso já participou de dois Jogos Pan-Americanos com a arma que usava desde os oito anos. Mas com a aproximação da terceira oportunidade decidiu que ia mudar de arma. O motivo? Marcos sempre se interessou pelo sabre e decidiu que iria competir nessa modalidade no Pan do Rio.

A mudança não teve grandes resultados. Na prova individual, Marcos sequer avançou às oitavas-de-final e terminou na 20ª colocação. Já na competição por equipe, ele ficou no 7º lugar ao lado dos parceiros Renzo Agresta e Rhaoni Ruckheim.< br/>
Deixar de lado o florete também significou deixar de lado a modalidade que viu o pai Flávio, principal figura que o incentivou no esporte, competir. Ex-esgrimista, Flávio mantinha seu florete em uma estante e sempre foi motivo de curiosidade do menino. Outro fator motivacional foi uma foto que o pais lhe mostrou, em que ele empunhava um florete. Resultado: Marcos começou a esgrima e nunca mais parou.

Isso lhe custou fazer algumas escolhas, como a de deixar de exercer a profissão de arquiteto. Formado e trabalhando, os treinos lhe tomavam muito mais tempo e foram prioridade. Feita a escolha, só restava trabalhar com o que mais tinha intimidade. Atualmente Marcos é instrutor e árbitro de esgrima, além de ter auxiliado na elaboração de um dicionário ainda não publicado sobre termos técnicos.

Nas horas vagas, quando elas existem, Marcos procura deixar o sabre de lado e se embrenhar em matas e fazer corridas de aventura. Longe de ficar em casa descansando, a forma que usava para tirar a pressão do Pan era correndo, nadando, remando e pedalando.

Das suas duas participações anteriores no Pan, a mais marcante foi a de 2003, quando conseguiu a quarta colocação no florete por equipes. Além disso, outras conquistas marcaram a carreira de Marco, como a conquista de 15 Campeonatos Brasileiros seguidos ou a medalha de ouro na competição por equipes no Sul-Americano de esgrima, em 1998. Os Jogos do Rio foram sua primeira competição internacional empunhando o sabre.

As medalhas não vieram, mas se viessem serviriam para homenagear o pai, sua maior fonte de inspiração.