UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Folha Imagem

Nome completo:
Rubens Valeriano Donizete

Data e local de nascimento:
14/08/1979, em Monte Santo de Minas (MG)

Peso/Altura:
-- / --

Residência:
--

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Participações no Pan:
Medalha de prata

Rubens Donizete

Pode-se dizer que a medalha de prata de Rubens Donizete na prova de mountain bike do Pan-Americano, a segunda do MTB brasileiro na história do torneio continental, foi obra do destino. No entanto, o ciclista fez por merecer a medalha no Rio de Janeiro. Com os bons resultados obtidos em provas internacionais da modalidade, nos últimos meses antes do Pan, Donizete conseguiu a vaga de Edivando Cruz, que já estava convocado para integrar o time do Brasil.

Mesmo com toda a importância de Edivando Cruz, até então o único medalhista de mountain bike brasileiro na história de Jogos Pan-Americanos, com a prata de Santo Domingo, em 2003, o técnico brasileiro Eduardo Ramires bancou a ida de Donizete ao Rio de Janeiro.

Ramires justificou a alteração na equipe com o melhor desempenho de Donizete em uma seletiva improvisada no Canadá. O técnico brasileiro ainda afirmou, no final de junho, que o rendimento do ciclista estava melhor do que Edivando.

Assim, com 27 anos, o ciclista que estreou em Jogos Pan-Americanos na edição de 2007 já se equivalou à maior conquista de um brasileiro na mountain bike em Jogos Pan-Americanos. Nascido em uma pequena cidade do sul de Minas Gerais, Monte Santo de Minas, hoje ele é um dos principais nomes do mountain bike brasileiro.