UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Pedro Autran Dourado Dutra Nicácio

Data e local de nascimento:
18/10/1981, em Curitiba (PR)

Peso/Altura:
72 kg / 1,85 m

Residência:
Belo Horizonte (MG)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sétimo lugar

Pedro Nicácio

Pedro Nicácio é um dos atletas que se beneficiou da evolução em competitividade do ciclismo brasileiro entre os Jogos de Santo Domingo-2003 e o Pan do Rio.

"O nível está muito forte. Aumentou muito o número de Voltas e corridas aqui. Isso com certeza ajudou a dar uma levantada no ciclismo brasileiro, também com a vinda de muitos estrangeiros para cá", afirmou o ciclista.

A Volta de São Paulo de 2005 foi uma dessas competições que ofereceu um panorama diferente para os ciclistas locais, com a participação de times norte-americanos, argentinos, portugueses, uruguaios e italianos. E Nicácio despontou justamente nesta competição com uma terceira colocação na classificação geral. "Nesse ano, eu fiquei em terceiro no contra-relógio, atrás dos argentinos Jorge Giacinti e Matias Médici. E no final fechou nisso o geral", disse.

No Rio, ele não participou da prova de estrada, mas foi escalado para o quilômetro contra-relógio, que é sua predileção. Terminou em sétimo lugar e foi o melhor brasileiro colocado na prova. O tempo de Nicácio foi 53min07s87, sete minutos atrás do tempo do vencedor Botero, da Colômbia, que levou o ouro com 47min27s51. Outro colombiano, Libardo Nino Corredor, levou a prata com 48min19s44.

Depois de ter ficado atrás do colombiano, Nicácio não poupou elogios ao campeão: "O cara é sensacional, já ganhou até do Lance Armstrong. É até uma honra o Botero ter vindo, mostra como a competição do Pan é realmente de alto nível, todos os países mandam o que têm de melhor".

Nicácio também avaliou seu desempenho e preparação para os Jogos: "Demorei para me preparar para o Pan. Da próxima vez, vou treinar e me dedicar mais à competição", disse o brasileiro. "Eles foram melhores mesmo, mereceram o pódio."