UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Reinaldo Tsuguio Sato

Data e local de nascimento:
25/10/1980, em Mogi das Cruzes (SP)

Peso/Altura:
1,82 m / 87 kg

Residência:
Japão

Posição:
Defensor interno

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Reinaldo Sato

Barrado dos Jogos de Santo Domingo-2003, o defensor interno Reinaldo Sato, um dos 'estrangeiros' da seleção, retornou à seleção brasileira no Pan do Rio de Janeiro. Para o jogador, participar de um campeonato das dimensões dos Jogos foi um sonho.

Para completar a alegria, ele teve uma companhia familiar no Rio, já que o irmão mais novo, Renan Sato, também participou dos Jogos. No entanto, apesar do brilho efêmero na partida diante dos Estados Unidos, em que atuou de igual para igual na derrota por 7 a 5, o Brasil não teve boa campanha e ficou sem medalha. Além do revés diante dos americanos, a equipe perdeu da República Dominicana e ganhou da Nicarágua, a única vitória no Pan de 2007.

Com a vida diferente dos demais atletas da seleção, Reinaldo já está há nove temporadas no Japão. Os últimos três ele já passou casado com uma nativa, Makiko. Sua ida para o asiático aconteceu após ser observado em jogo pela seleção brasileira.

"Um olheiro me viu treinando no Brasil", diz. Ele embarcou para ilha japonesa ao lado do compatriota Daniel Matsumoto, que foi reprovado no teste. "Fui um dos primeiros a vir para cá."

Hoje, o contexto já é bem diferente. "Há bastante brasileiros em colegial, faculdade. Na liga profissional não tem muitos, mas na semi [que é onde joga], são muitos." O atleta recomenda a transação. "No Brasil, sabia que eu jogava bem, mas vim para cá meio perdido. Meu beisebol melhorou muito,"

O jogador passou pelo Brasil em 2006, mas foi algo breve. "Voltei no ano passado, quando iríamos para o Pré-Olímpico de Cuba. Passei duas semanas. Foi um pouco corrido, mas deu para ver o pessoal."

Reinaldo ainda não tem planos definidos para retorno ao país. "Por enquanto quero jogar até onde der. Um dia posso pensar em voltar e ajudar o beisebol. Mas apenas no fim da minha carreira."