UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ubiratan José dos Santos

Data e local de nascimento:
13/05/1981, em Iguaraçú (PE)

Peso/Altura:
62 kg / 1,78 m

Residência:
Iguaraçú (PE)

Prova:
5 mil metros

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Nono lugar

Ubiratan Santos

Todos falavam para o técnico de atletismo de Iguaraçu, Daniel Ricardo Pereira, treinar os irmãos dos Santos, já que os garotos corriam muito nas partidas de futebol da pequena vila de pescadores.

Pereira estava cansado da profissão e não queria ir. De tanto insistirem, ele acabou indo conhecer os garotos. "Fui fazer uma visita aos meninos. Queria ver a cara deles", comentou. "O acesso era difícil, a casa deles era na beira de um mangue".

Quando chegou lá, Pereira se deparou com uma casinha de taipa pequena e que estava toda rachada. "Nem banheiro tinha", diz. "Cheguei bem na hora do almoço e gritei para a dona Joana, mãe dos garotos: cheguei para almoçar! Ela me olhou e disse que só tinha água e feijão na panela".

Comovido com a família humilde de Pernambuco, ele comprou uma cesta básica e colocou Ubiratan e os três irmãos para treinarem. "Adaptei todos os treinos lá. Eles correm até hoje no meio das plantações de coqueiros".

Os garotos foram evoluindo e conseguiram o primeiro patrocínio. Tudo em família. Três meses depois conseguiram construir uma casa para morar. "Tirei o cartão dele porque ele ajudava todo mundo", diz.

Ubiratan começou a ganhar provas locais. "Foi aí que abrimos um projeto social, o Medalha de Ouro". Projeto que oferece aulas de atletismo, lanche e saúde para 50 crianças da vila dos pescadores. "Além de professor, Ubiratan é o ídolo das crianças", diz Pereira.

Aos 18 anos ele foi campeão Pernambucano, e segundo Pereira, sempre disputou com o relógio, e não com outros adversários. Depois foi campeão do Nordeste. "Ai sim vi que era hora dele disputar em São Paulo", cometa Pereira.

Em 2006 passou por várias dificuldades. "Ele perdeu o irmão. Clécio, que era maratonista, morreu de leucemia", explica Pererira. Mas mesmo assim consegui cumprir a meta do ano: a vaga no Pan, conquistada no Troféu Brasil de Atletismo, no Ibirapuera. Nos Jogos do Rio, Ubiratan terminou em nono lugar nos 5.000 m, com o tempo de 14min34s08.