UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Claudia Andrade/UOL Esporte

Nome completo:
Maurren Higa Maggi

Data e local de nascimento:
25/06/1976, em São Carlos (SP)

Peso/Altura:
60 kg / 1,73 m

Residência:
São Paulo (SP)

Provas:
Salto em distância e salto triplo

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Ouro no salto em distância; quarto lugar no salto triplo

Maurren Maggi

Em seu retorno ao Pan, Maurren Maggi obteve um grande resultado. A brasileira superou a compatriota Keila Costa para faturar o ouro no salto em distância, mesmo sem atingir sua meta de ultrapassar os 7 metros. Bastaram 6,84 m para ela subir ao ponto mais alto do pódio. A paulista de São Carlos também disputou o salto em distância, mas mostrou cansaço depois da primeira conquista e terminou em quarto lugar, com 14,07 m.

Um balanço positivo para quem enfrentou problemas durante a preparação para os Jogos. A atleta sofreu com dores musculares, que a deixaram fora da última seletiva, o Troféu Brasil, realizado no final de junho. Ela acabou conseguindo a vaga, no salto triplo, por ser a segunda colocada no ranking nacional e não ter tido sua marca de 14,44 m superada na competição. No salto em distância, sua especialidade, ela garantiu a classificação como líder do ranking.

O Pan Rio teve um significado especial para a saltadora. Assim como os Jogos de Winnipeg-1999 a apresentaram ao público nacional, depois da conquista do primeiro ouro no salto em distância, a paulista tentou mostrar no evento do Rio uma "nova" Maurren para a torcida.

A menina sorridente e animada, que saltitou no lugar mais alto do pódio ao vencer no Canadá, com as unhas pintadas e o cachorrinho de pelúcia nos braços, viu sua vida transformada quatro anos depois.

Então dona da melhor marca do mundo na temporada (7,06 m), ela se preparava para chegar ao bicampeonato pan-americano em Santo Domingo, mas acabou tendo sua imagem abalada pelo resultado positivo em um exame antidoping que a deixou dois anos fora das pistas.

Neste período, Maurren não treinou, abandonou o esporte, foi morar com o piloto Antônio Pizzonia em Mônaco e teve uma filha. Só decidiu retomar sua carreira no início de 2006. A readaptação foi rápida e a atleta acredita que seu amadurecimento pessoal contribuiu para isso.

"Eu achei que fosse experiente, madura, mas vi que eu não sabia nada. Consegui bons resultados rápido porque tive força de vontade e determinação. A volta foi dolorosa, tanto na parte física como mental. Mas por ela, valeu", diz, referindo-se à filha Sofia, de dois anos, que sempre a acompanha nos treinos.

Ao voltar para o ponto mais alto do pódio, oito anos depois, Maurren comprovou que o retorno foi uma boa decisão. No entanto, mesmo mais madura, ela ainda guardou uma parte da menina de 99, pois levou o cachorrinho de pelúcia mais uma vez para o pódio.