UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Jadel Gregório

Data e local de nascimento:
16/09/1980, em Jandaia do Sul (PR)

Peso/Altura:
104 kg / 2,02 m

Residência:
Gateshead (Inglaterra)

Prova:
Salto triplo

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Jadel Gregório

Melhor incentivo para o Pan-Americano Jadel Gregório não poderia encontrar. No dia 20 de maio, ele venceu o salto triplo no GP Brasil, em Belém (PA), com 17,90 m, assumindo a liderança do ranking mundial da temporada e o mais importante, quebrando o recorde sul-americano de João do Pulo, que durava desde outubro de 1975.

Como não poderia deixar de ser, o brasileiro chegou como favorito absoluto ao ouro no Pan e confirmou sua condição ao ser o único a superar os 17 metros na competição. E o fez em todas as suas quatro tentativas. E ainda abriu mão de dois saltos, confiando na vantagem que tinha sobre os adversários. A marca que rendeu o lugar mais alto no pódio para o brasileiro foi 17,27 m, conseguida na segunda tentativa.

A disputa do salto triplo, como todas as outras do penúltimo dia do atletismo no Pan (28 de julho), foi realizada em pista molhada pela forte chuva no Rio de Janeiro. Assim, a marca de Jadel ficou bem abaixo das duas melhores da temporada - ele é líder do ranking internacional com 17,90 e 17,70 m. Mesmo assim, o brasileiro é também grande esperança de medalha para o Brasil no Mundial de Osaka, no Japão, que será realizado em agosto.

Nascido em Jandaia do Sul (PR), Jadel, desde cedo, radicou-se em Marília, no interior paulista. Nesta cidade ficou até completar a adolescência, quando veio treinar no Projeto Futuro, no Ibirapuera. Foi a orientação do técnico Nélio Moura que o levou a optar pelo salto triplo como prova principal, em detrimento do salto em altura.

A carreira do jovem triplista ganhou forte impulso em 2002, quando ele chegou aos 17,11 m, no meeting de Lausanne, na Suíça. Na mesma temporada, ele quebraria o recorde sul-americano indoor de João do Pulo no triplo, melhorando a marca em março de 2006, quando alcançou 17,56 m e levou a prata no Mundial de Moscou.

O primeiro Pan do brasileiro foi o de Santo Domingo-2003 e ele chegou para a disputa embalado por bons resultados na temporada européia. Acabou conseguiu a prata, com a marca de 17,03 m. No ano seguinte, um salto no desempenho do atleta, que atingiu 17,72 m no Troféu Brasil, em São Paulo, e foi uma das estrelas da delegação brasileira para as Olimpíadas de Atenas. Contudo, ele decepcionou ao terminar em quinto lugar, com 17,31 m, fora do pódio.

No Mundial de Helsinque-2005, o brasileiro terminou em sexto lugar. Depois da competição, o saltador passou a treinar em Gateshead, na Inglaterra, com Peter Stanley, ex-técnico do recordista mundial do salto triplo Jonathan Edwards. O brasileiro mora com a mulher Samara, que também é sua fisioterapeuta, o filho Jade, de um ano, e Saara, que nasceu em junho deste ano.

Depois de melhorar em um centímetro o recorde sul-americano, Jadel passou a ver como uma possibilidade mais real a busca do recorde mundial. "A tendência é manter essa média de 17,80 m, 17,90 m, e aí aumentar. A segunda etapa é chegar aos 18 m, depois 18,10 m, 18,20 m", contabiliza o atleta. A melhor marca do mundo, 18,29 m, foi estabelecida por Edwards em agosto de 1995.

Inicialmente, Jadel pretendia disputar o salto triplo e também o salto em distância no Pan. Mas acabou não participando do salto em distância no Troféu Brasil, no final de junho. Como não estava entre os dois primeiros colocados no ranking brasileiro, sua participação nesta prova na última seletiva do atletismo para os Jogos do Rio era essencial. Mas ele apareceu apenas para participar da prova que é sua especialidade, vencendo com 17,70 m. De qualquer forma, já tinha a vaga assegurada pelo recorde de 17,90 m.