UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Franck Caldeira de Almeida

Data e local de nascimento:
06/02/1983, em Sete Lagoas (MG)

Peso/Altura:
49 kg/ 1,69 m

Residência:
Petrópolis (RJ)

Prova:
Maratona

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan-2007:
Medalha de ouro

Franck Caldeira

Em uma prova com final emocionante, Franck Caldeira conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Ele se poupou no início e conseguiu ultrapssar o guatemalteco Amado Garcia quando faltavam 4 km para o final.

Atual campeão da corrida de São Silvestre, o mineiro Franck Caldeira tevea difícil missão de competir com a estrela Vanderlei Cordeiro de Lima na prova de maratona . Ao lado do veterano, o novato Franck não quis saber de brincadeira. E deixou o compatriota para trás.

A maratona do Pan foi apenas a quinta da carreira do jovem atleta, que estreou na distância em 2004. E a estréia foi com vitória, ao cruzar a linha de chegada da Maratona de São Paulo em 2h17min30. O curioso é que a tarefa de Franck na prova era servir de coelho e puxar o ritmo de outros atletas, só até o quilômetro 28, quando deveria parar. Mas, quando chegou a hora de abandonar a prova, Franck sentia-se bem e decidiu continuar.

Nos agradecimentos, incluiu Viana, que o descobriu em Sete Lagoas, sua cidade natal, e o levou para Petrópolis, onde mora atualmente. “Tudo o que consegui até aqui foi com a sua ajuda”, afirmou, à época.

Depois de passar pelo futebol, Franck começou a correr por influência de um e seus sete irmãos mais velhos, Paulo César, que era atleta amador. Ainda juvenil, foi campeão carioca, brasileiro, e até hoje detém o recorde sul-americano dos 10.000 m na categoria, com 29min28s77.

Em seu primeiro ano como adulto, em 2003, tentou vaga para o Pan de Santo Domingo, nos 10.000 m, mas não conseguiu. A classificação para os Jogos do Rio foi confirmada no dia 25 de abril, três dias depois do prazo final para a busca de tempo.

Os dois primeiros colocados no ranking brasileiro estariam garantidos. Franck era o terceiro, com a quarta melhor marca, já que Marílson Gomes dos Santos detém as duas melhores. No entanto, o campeão da Maratona de Nova York abriu mão de disputar a prova de 42.195 m no Pan, optando por buscar a classificação nos 5.000 m e 10.000 m. Com isso, Franck herdou a vaga.

O tempo do mineiro é de 2h14min06, registrado em Milão, em outubro do ano passado. Depois disso, ele participou da Maratona de Fukuoka, e de Padova, sem completar nenhuma das duas. No Japão, saiu forte demais e não conseguiu manter o ritmo. Na Itália, sofreu com dores nas costas e também abandonou.

Mesmo com o ouro no Pan, a maratona ainda não deverá ser a especialidade de Franck. “Ele começou a treinar para a maratona como um incentivo, uma motivação, porque sempre foi muito renitente nos treinos, e às vezes fura. Mas, por ele ainda ser novo, vamos limitar a participação dele a uma ou duas maratonas por ano”, afirma o treinador.