UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fábio Gomes da Silva

Data e local de nascimento:
04/08/1983, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
74 kg / 1,78 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto com vara

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro

Fábio Gomes

Até o início de junho, o salto com vara no Brasil tinha uma única representante conhecida do público, Fabiana Murer. Mas Fábio Gomes da Silva entrou para a lista ao quebrar o recorde sul-americano, que já durava 21 anos.

No Sul-Americano disputado em São Paulo, Fábio alcançou 5,77 m, superando em um centímetro a marca registrada pelo também brasileiro Tomás Valdemar Hintnaus - que mora nos Estados Unidos -, em agosto de 1985, na Suíça.

No Pan do Rio, os dois saltadores brilharam com a conquista da medalha de ouro. Fábio assegurou a vitória em um dia de muita chuva no Rio de Janeiro, que atrapalhou os atletas, já que a vara ficava mais escorregadia, e também a organização, que tinha dificuldades até para recolocar o sarrafo no lugar após cada salto.

Nestas condições, Fábio foi o único a conseguir saltar com o sarrafo a 5,40 m, na terceira e última tentativa. "Vim confiante para o ouro", confirmou, após a prova.

Assim como Fabiana, o paulista de 23 anos também evoluiu na modalidade seguindo as orientações do russo Vitaly Petrov, que foi treinador do maior nome da história do salto com vara, o ucraniano Sergei Bubka. O técnico Élson Miranda, que comanda os trabalhos dos brasileiros, em São Paulo, buscou o auxílio de Petrov e os resultados começaram a aparecer. "Em 2004 começamos este trabalho, que já vinha dando frutos", disse o saltador, depois de conseguir o recorde.

Fábio começou no atletismo aos 16 anos de idade e conseguiu seu primeiro título expressivo ao vencer o campeonato ibero-americano, em 2004. Na mesma temporada, conseguiu o índice para os Jogos Olímpicos de Atenas, mas não conseguiu assegurar sua vaga pois deveria repeti-lo, o que não ocorreu.

No ano seguinte, foi campeão sul-americano e conquistou o primeiro título brasileiro, com 5,30 m. Este ano, ele chegou ao bi, na competição que valeu como seletiva para o Pan. Com 5,50 m, o atleta confirmou sua classificação, que já estava assegurada pela liderança do ranking nacional.