UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Elisângela Maria Adriano

Data e local de nascimento:
27/07/1972, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
96kg /1,80m

Prova:
Lançamento do disco e arremesso do peso

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003, e Rio de Janeiro-2007

Desempenho no Pan do Rio:
Medalha de bronze no lançamento do disco; sexto lugar no arremesso do peso

Elisângela Adriano

Depois de conquistar ouro no lançamento do disco em Winnipeg-1999 e a prata no arremesso do peso em Santo Domingo-2003, Elisângela Adriano queria fazer uma boa despedida da competição. Em sua primeira prova nos Jogos do Rio, ela conquistou o bronze no lançamento do disco, com 60,27 m, ficando atrás de duas cubanas, Yarelis Barrios e Yania Ferrales, com 61,72 m e 61,71 m, respectivamente. No arremesso do peso, contudo, a brasileira não subiu ao pódio, terminando na sexta colocação, mesmo fazendo sua melhor marca na temporada, 17,73 m.

Aos 35 anos, a atleta domina as duas provas no país desde o início da década de 90. Essa hegemonia, porém, deve ser encerrada depois das Olimpíadas de Pequim-2008, quando ela planeja abandonar as competições.

Os grandes culpados pela aposentadoria são a idade e o corpo, que já não ajudam a atleta. Há dois anos, ela fez uma cirurgia no quadril e ainda não se recuperou completamente. "Queria estar entrando nos 30 agora, mas não estou. Hoje, é muito difícil competir bem. Há alguns anos, eu passava dos 17 metros com um pé nas costas. Hoje, tenho que suar", compara.

Mesmo com as dificuldades, Elisângela ainda reina sozinha no país. Prova disso é que ela atendeu aos dois requisitos de convocação para o Pan, como líder do ranking brasileiro e campeã do Troféu Brasil, seletiva do atletismo para os Jogos, no final de junho. E a distância para as rivais foi grande.

Mas Elisângela é otimista em relação às sucessoras. "Eu tenho certeza que as atletas brasileiras podem me substituir. Agora, se formos falar de resultados internacionais, eu acho que teremos alguns problemas. São degraus que as atletas precisam subir. Hoje, já temos atletas arremessando o peso a 16 metros, o que é um passo para começarem a chegar aos 17. É tudo uma questão de evolução", afirma.

Além do domínio nacional, a brasileira também detém os recordes sul-americanos do arremesso do peso e do lançamento do disco. No primeiro, com a marca de 19,30 m, registrada em julho de 2001, na Colômbia. No disco, tem 61,96 m desde maio de 98.

Elisângela participou dos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, mas foi em Atenas-2004 que ela fez parte da história da competição, ao competir no berço dos Jogos, o estádio de Olímpia. Seus resultados, no entanto, foram ruins, com uma 18ª colocação no arremesso do peso e um 16º lugar no lançamento do disco.

A brasileira poderia ter mais duas Olimpíadas em seu currículo, caso não tivesse ficado fora dos Jogos de Barcelona-1992 e de Sydney-2000. No primeiro, ficou a quatro centímetros do índice, enquanto um caso de doping a afastou das competições. Ela ainda comemorava o ouro em Winnipeg quando foi divulgado o resultado positivo em um exame realizado em uma competição anterior ao Pan. A atleta foi suspensa, mas continuou com a medalha, já que os testes feitos no Pan do Canadá não apontaram nada.