UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Curiosidades

  • Terra estrangeira: a farra da mudança de nacionalidade provocou cenas constrangedoras. Campeão no tênis de mesa, o chinês naturalizado dominicano Lin Ju falava poucas palavras em espanhol e não sabia a posição correta da bandeira do país quando a levou ao pódio.
  • Lugar privilegiado: a falta de organização ficou evidente em eventos que contavam com a presença de atletas da República Dominicana. Na final do basquete masculino, entre o Brasil e os donos da casa, o ginásio estava tão lotado que muitos torcedores acompanharam a partida dentro da quadra, ao lado dos técnicos e dos jogadores reservas.
  • Casal em sintonia: Jurandir Andrade e Cíntia Lassalvia, que no Pan completaram sete anos de casados, conquistaram as primeiras medalhas do caratê brasileiro em Santo Domingo. Ambos levaram bronze no kata.
  • Música estranha: preocupados com a confusão dos hinos nacionais, que foram constantemente trocados nas cerimônias de premiação, os organizadores do Pan chamaram a delegação brasileira de vela para confirmar se o hino que separaram para o Brasil era de fato o do país. Os atletas constataram que o hino era dos EUA e evitaram um novo vexame.
  • Conta errada: um erro na contagem dos pontos prejudicou o Brasil na semifinal do basquete feminino contra os Estados Unidos. Derrotada, a seleção protestou e por muito pouco não entrou em quadra na disputa da medalha de bronze diante do Canadá.
  • Azar em dobro: o pesista Welison Silva sofreu dois acidentes em sua participação no Pan. No primeiro, o halteres bateu em sua cabeça durante um levantamento mal-sucedido. Depois, ele sofreu uma contusão cervical por um movimento errado.
  • Falta de agenda: em sua caminhada rumo ao ouro, Fernando Meligeni ganhou do porto-riquenho Gabriel Montilla por w.o. O adversário chegou na quadra com uma hora e meia de atraso e se justificou dizendo que não sabia que tinha um jogo marcado para aquele dia.
  • Com que roupa?: os uniformes da delegação foram criados pelo estilista Alexandre Herchcovitch, mas a roupa do pólo aquático feminino precisou ser trocada porque o maiô facilitava o agarrão das adversárias.