Brasil volta com 90 quilos de medalhas do Parapan e terceiro título seguido

Felipe Pereira

Do UOL. em Toronto (CAN)

Como esperado, a delegação brasileira conquistou o primeiro lugar geral no Parapan de Toronto, mas ainda quebrou uma série de marcas. Uma delas é ter fechado a competição com 109 ouros, número muito a frente do antigo recorde de 83 obtido no Rio em 2007.

Outro feito expressivo se refere ao total de medalhas ganhas pelos atletas durante os jogos. Foram 257, o que significa que o avião que levara os esportistas de volta para o Brasil terá 90 quilos apenas de ouro, prata e bronze - cada medalha pesa 350 gramas.

Antes de Toronto, o melhor resultado da história do Parapan era brasileiro e conquistado em 2007. No ano em que a competição foi sediada no Rio de Janeiro o país levou 228 medalhas. O desempenho no Canadá foi tão bom que o recorde foi batido ainda na sexta-feira, um dia antes das ultimas finais serem disputadas.

Com tantos dados positivos, o Brasil conquistou o terceiro título seguido em Parapan. A modalidade que mais contribuiu para o feito foi a natação, com 104 medalhas sendo 38 de ouro. Na sequência aparece o atletismo que foi 80 vezes ao pódio e 34 no lugar mais alto. Cabe ressaltar que os dois esportes tinham os maiores números de competidores da delegação brasileira.

Midas do Parapan

Como esperado o atleta com mais medalhas de ouro foi Daniel Dias, da natação. Ele foi o primeiro lugar nas oito provas em que competiu. O resultado não surpreende porque se trata de um dos maiores nomes do esporte paraolímpico do mundo. Daniel ganhou o prêmio Laureus, considerado o Oscar do Esporte, duas vezes nos anos de 2009 e 2013.

O nadador é dono de 10 medalhas de ouro conquistadas nas Paraolímpiadas de Pequim e Londres. Pelo bom desempenho no Pan o Daniel escreveu um texto em seu site agradecendo a Deus e aos familiares.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos