Periscope é usado para para driblar falta de divulgação do Parapan

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Delegação brasileira está usando Periscope para aumentar exposição do Parapan

    Delegação brasileira está usando Periscope para aumentar exposição do Parapan

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) está usando o Periscope para transmitir o Parapan de Toronto e aumentar a divulgação dos jogos. A escolha do esporte a ser transmitido via internet é feita de acordo com aquele que deve atrair maior interesse do público. As imagens são mostradas ao vivo e ficam a disposição durante 24 horas.

A iniciativa é uma forma de aumentar a exposição dos atletas. O Parapan é transmitido apenas pelo Sportv. São duas horas na programação da emissora, mas não no canal principal. O país é pioneiro no uso do Pericope, ferramenta do Twitter que permite a transmissão ao vivo de vídeos.

A primeira experiência foi no mundial de natação de Glasgow (Escócia) que ocorreu entre 13 e 19 de julho. A transmissão causou efeitos inesperados como uma cantada na jornalista que narrava as provas em Glasgow. Um internauta disse que a voz dela era muito bonita e pediu para que mostrasse o rosto.

A iniciativa de usar o Pericope também surpreendeu os organizadores escoceses que não estavam preparados. Toronto percebeu que poderia haver problema e se antecipou determinando que qualquer emissora com direito de transmissão estava autorizada. Como o CPB esta neste grupo manteve a ferramenta na ativa.

O Comitê brasileiro não tem um levantamento de audiência e o perfil do público porque o mundial de natação e o Parapan foram muito próximos um dos outro. A manutenção do serviço para Rio 2016 não está garantida porque os direitos de imagem são do Comitê Paralímpico Internacional e uma negociação é necessária.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos